Notícias

em campina grande

Festival de Música da Paraíba tem as sete primeiras classificadas

publicado: 23/05/2025 08h09, última modificação: 23/05/2025 08h13
DSC_1590.JPG

Fase classificatória do festival, promovido pela EPC e Funesc, acontece até hoje em CG | Foto: Julio Cezar Peres

por Maria Beatriz Oliveira*

No palco do Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, 14 músicas de compositores paraibanos foram apresentadas, ontem à noite, na fase eliminatória da oitava edição do Festival de Música da Paraíba, promovido pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

No fim do evento, sete músicas foram classificadas para a disputa final do festival, marcada para o dia 31 de maio, em João Pessoa.

A seleção das melhores músicas apresentadas na noite ficou por conta de um júri formado por três profissionais de fora do estado, responsáveis por avaliar as canções e escolher, além dos sete finalistas, o cantor ou cantora destaque desta edição.

O Festival retorna à Rainha da Borborema após três anos desde sua última edição na cidade, realizada em 2022, desta vez com uma expectativa ainda maior de público. “Em 2022, realizamos o evento no Cine São José, em um contexto de pós-pandemia. Ainda enfrentávamos restrições de público e estávamos retomando gradualmente os eventos presenciais. Foi uma ocasião muito bonita, mas é importante também explorarmos outros espaços, compreendendo a dinâmica de cada um. O Teatro Municipal Severino Cabral é um lugar especial para muitos artistas, e é maravilhoso vê-lo preparado para receber o Festival de Música da Paraíba. Espero que os campinenses compareçam para prestigiar esses músicos”, declarou Bia Cagliani, presidente da Funesc.

As eliminatórias em Campina Grande terão seu encerramento, hoje, marcado pela apresentação da Banda Funkeria, que trará um repertório especial em homenagem à obra de Genival Cassiano, renomado cantor e compositor campinense. Já na grande final, que acontecerá em João Pessoa, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, a homenagem de encerramento será dedicada a Glorinha Gadelha.

Bia também destacou que os espectadores podem participar ativamente do espetáculo, através do júri popular. “O público vai poder escolher a canção que achar que é a vencedora. Nem sempre é a mesma que o júri técnico votou, porque os jurados têm os critérios de pontuações para dar. O público vai pelo gosto, vai pela música que move mais, ou vai pelo seu melhor amigo, que está ali defendendo aquela canção. Então, assim termina a segunda noite de eliminatórias, tudo estará disponível no site da Rádio Tabajara. As pessoas podem acessar, escutar todas as canções e votar na escolhida quantas vezes quiser”, explicou.

A votação popular estará aberta no site no período de 26 a 31 de maio, até a execução da última música da final. A etapa final será no dia 31 de maio, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, com homenagem a Glorinha Gadelha no encerramento.

Hoje, mais 14 músicas serão apresentadas no palco do Teatro Municipal Severino Cabral. Dentre elas, sete serão selecionadas para compor a lista de finalistas que disputarão a grande final do festival.

Músicas classificadas na primeiro noite de eliminatórias do Festival de Música da Paraíba:

  • “Abelhas” Compositor: Pedro Francisco; Intérprete: Pedro Francisco
  • “Olhos de Cobiça" Compositor: Thiago Cruz; Intérprete: Thiago Cruz
  • “Deixa Eu Cantar Aqui” Compositores: Pricler e Pedro Medeiros; Intérprete: PriCler
  • “Antes Que Me Pergunte” Compositor: Titá Moura; Intérprete: Titá Moura
  • “Côco Parahyba” Compositor: Heitor Loureiro; Intérprete: Heitor Loureiro
  • “Boêmio de Profissão” Compositor: Severo Ramos; Intérprete: Severo Ramos
  • “Baque de Realidade” Compositores: Paulo Rafael e Karla Oliveira; Intérprete: Paulo Rafael

 

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de maio de 2025.