Notícias

celebração das letras

Jornal A União comemora 133 anos

publicado: 03/02/2026 08h33, última modificação: 03/02/2026 08h42
2026.02.02 Livraria 133 anos jornal lançamentos © João Pedrosa (52).JPG

Evento aconteceu em frente à Livraria A União, que comemorou aniversário de três anos | Foto: João Pedrosa

por Pedro Alves*

Único periódico impresso em circulação no estado da Paraíba, o jornal A União segue atravessando o tempo e reverberando os fatos. Ontem, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, foi comemorado os seus 133 anos, com a presença de jornalistas, intelectuais, escritores que ajudaram e ajudam a tecer as páginas de um dos jornais mais antigos do país. O evento Celebração das Letras aconteceu em frente à Livraria A União, que também comemorou aniversário, só que de três anos.

Como não poderia ser diferente, a celebração contou com mais páginas lançadas ao mundo prontas para serem tateadas pelas mãos e olhares dos leitores. Foram lançados três livros, sob o selo da Editora A União: “Allyrio em Sete — 2a edição”, organizado por Delzymar Dias; “O pó das sandálias”, de Pereira da Silva; e “Sarauzinho — a poesia do tempo”, organizado por Emmanuel Conserva de Arruda e Rosilene Leonardo da Silva.

A diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, analisou a dimensão histórica do jornal A União na preservação da memória paraibana e na exaltação da cultura produzida no estado.

“Quem tem a sorte e o privilégio de estar à frente de A União está participando, sim, da história da Paraíba. Então, todos nós estamos contribuindo para a preservação da memória do estado. Quem entra no jornal A União busca fazer o melhor jornalismo e preservar essa história tão importante”, avaliou Naná.

O diretor de Mídia Impressa da EPC, William Costa, ressaltou como o jornal tem estado antenado com as dinâmicas das mudanças tecnológicas e da forma de consumo das informações, mesclando a tradição e a modernidade.

“Há sempre uma preocupação no jornal A União de compreender o tempo e se renovar. É muito gratificante viver isso de perto. A EPC mantém o jornal impresso ainda vivo, com muitos assinantes, e dialogando tranquilamente com a sua versão digital. Uma coisa se soma a outra. Sempre com a preocupação primordial de fornecer uma informação de qualidade e diversificada, que é um valor muito importante do jornal”, analisou.

Um dos livros lançados na noite de ontem foi “Allyrio em Sete — 2a edição”, organizado por Delzymar Dias. A obra é sobre Allyrio Meira Wanderley, escritor de Patos. Jornalista, tradutor e crítico literário, destacou-se nos anos 1930 e 1940, no Sudeste, atuando em grandes jornais e chamando atenção pelo seu estilo literário. O livro traz textos críticos sobre o escritor, comentários, entrevistas e textos originais. Delzymar atesta a importância desse diálogo permanente do jornal A União com a literatura.

“Essa segunda edição é bem especial, porque é uma edição renovada. Pela parceria que foi feita com a Editora A União, o livro vai chegar a muitos lugares a partir de agora, que vai ajudar no objetivo do livro, que é fazer com que pessoas possam conhecer um pouco sobre a história e a trajetória literária desse grande escritor sertanejo que poucas pessoas conhecem”, explicou.

História

Fundado em 1893 pelo então presidente da província, Álvaro Machado, o jornal A União nasceu como veículo do Partido Republicano do Estado da Paraíba e teve como primeiro diretor o industrial e jornalista Tito Silva.

A princípio, a proposta do impresso era ser uma ferramenta de conciliação entre as diversas lideranças políticas, no contexto imediatamente posterior à proclamação da República.

Ao longo das décadas,  tornou-se um espaço importante de divulgação de fatos e ideias, de registro e discussão de eventos históricos, a exemplo da Revolução de 1930, na qual se envolveu ativamente, além de ter um acervo importante de documentos oficiais da história da Paraíba, transformando-se em um patrimônio cultural da sociedade.

Livraria A União

Inaugurada em 2023, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, a Livraria A União disponibiliza, em seu acervo, publicações de autores paraibanos, inclusive as realizadas pela Editora A União e produzidas na gráfica da EPC, além de obras nacionais e internacionais de diversos gêneros. O local também se tornou um ponto de encontro para lançamento de livros e realização de rodas de conversas sobre o universo literário, reunindo um público diverso.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 03 de fevereiro de 2026.