Notícias

no espaço cultural

JP sedia a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

publicado: 31/10/2025 08h26, última modificação: 31/10/2025 08h26
2025.10.30 semana nacional de ciência e tecnologia © Carlos Rodrigo (15).JPG

Evento conta com explanações sobre robótica e diversas demonstrações de inovações tecnológicas | Foto: Carlos Rodrigo

por Pedro Alves*

Foi iniciada na tarde de ontem (30), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Neste ano, o tema é “Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território”, valorizando a importância da preservação dos recursos hídricos e o papel da ciência na adaptação às mudanças climáticas.

O evento é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) de João Pessoa, e vai até amanhã. A entrada é gratuita.

Dentro da perspectiva do tema central da semana, uma das instituições parceiras que está presente no evento é a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). Em seu estande, os visitantes podem observar e aprender mais sobre o tratamento da água que atende todo o estado.

O químico da Cagepa, Guilherme Brandão, responsável pelo tratamento e pelo controle de qualidade da água que chega às torneiras dos paraibanos, esteve presente no primeiro dia da semana, demonstrando, por meio de algumas simulações de tratamento, como são os processos de cuidado com a água.

O público pode acompanhar uma demonstração prática do teste de jarros (Jar Test), procedimento essencial realizado nos laboratórios da companhia para determinar a dosagem ideal de produtos químicos no tratamento da água potável. O teste simula as etapas de coagulação e floculação, permitindo otimizar o processo de tratamento e, consequentemente, reduzir custos operacionais.

“Temos aqui pequenas simulações, como se fossem seis estações de tratamento funcionando ao mesmo tempo. Trouxemos para expor os nossos produtos químicos que nós utilizamos no tratamento. É uma forma de aproximar a população do trabalho que é feito antes da água chegar ao consumidor. Fica também o convite para as pessoas visitarem a estação de Gramame, que é aberta para visitação”, comentou o químico.

O evento conta ainda com diversas demonstrações de inovações, desde produtos de entretenimento a equipamentos de segurança pública. Há espaços para diversão, com jogos de videogames e outros tipos de brinquedo. Tem ainda explanações sobre robótica e a presença de grupos de estudos de instituições de ensino, a exemplo do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e de faculdades privadas.

Durante a SNCT, vai ser realizado também o evento Orgulho Nerd, que envolve culturas pop, nerd e geek, com a presença de admiradores e profissionais do segmento, como jogadores, youtubers, desenvolvedores, produtores e vários outros agentes. No local, o público vai encontrar música, dança, desfile, exposição, gastronomia, jogos e competições.

“O objetivo da semana é discutir de maneira abrangente e interdisciplinar as complexidades dos biomas do Brasil, destacando não apenas sua biodiversidade, mas a cultura, a comunicação e o desenvolvimento sustentável”, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia da capital, Guido Lemos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 31 de outubro de 2025.