Notícias

imprensa de luto

Morre o narrador esportivo Jorge Blau Silva, aos 65 anos, em JP

publicado: 15/04/2026 08h33, última modificação: 15/04/2026 08h33
jorge blau - arquivo pessoal.jpg

Jorge Blau também apresentava o programa Microfone Aberto da Rádio Tabajara | Foto: Arquivo pessoal

por Bárbara Nascimento*

A Paraíba despede-se de uma das mais marcantes vozes do radialismo esportivo. O narrador e apresentador do programa Microfone Aberto, da Rádio Tabajara, Jorge Blau Silva faleceu na tarde de ontem, aos 65 anos. “Partindo com vontade de ficar”, como ele mesmo gostava de dizer ao encerrar as suas transmissões, Blau deixa saudades e um legado de compromisso, generosidade e entusiasmo com a vida.

Para os colegas de profissão, Jorge Blau será eterno. “Tinha com Jorge Blau Silva uma relação de muita empatia, construída lá atrás, quando trabalhamos juntos no início da trajetória dele, na Rádio Arapuã. Desde então, passei a admirar não só o profissional que ele se tornou, mas, acima de tudo, o ser humano admirável que ele sempre foi. Jorge era de uma doçura rara, uma figura leve, querida, dessas que a gente não esquece”, relembra o jornalista esportivo Marcondes Brito.

O carisma e a sensibilidade de Blau foram determinantes também na sua relação com o público, ele jogava com todos e não por acaso ficou conhecido como o “namorado da galera”. Para Iago Sarinho, jornalista da Rádio Tabajara, Blau foi um mestre. Com quase meio século de rádio, ensinou e inspirou as novas gerações. “Era muito respeitado e amava demais o que fazia. Blau foi uma figura muito importante na vida de vários profissionais do estado. Muito generoso com quem estava chegando, cedia espaço para lançar outros narradores”, lembra.   

A jornalista Edilane Araújo, do Grupo Cabo Branco, também teve a sua vida profissional marcada pela presença de Jorge. “Dono de uma excelente capacidade de improviso, era versátil como poucos: brilhava nos programas musicais e dava um verdadeiro show também no esporte, onde consolidou a sua carreira. O rádio paraibano perde um dos seus grandes nomes. Eu perco um amigo querido — Jorge Blau Silva, o comunicador maravilha. Um homem adorável e gentil, daqueles que a gente tem orgulho de ter cruzado na vida”, destacou.

“Para mim, Tabajara e Blau se misturam, sabe? É uma coisa só. É um ser que me acolheu desde o primeiro dia. A generosidade dele, a bondade dele, era muito maior do que ele, inclusive. E olha que ele já era grande”, comenta a jornalista Elisa Marinho ao recordar que Blau foi determinante em sua primeira narração na final do Campeonato Paraibano Feminino de Futebol.

 Com uma trajetória impecável e permeada de amor à profissão, Jorge vai com vontade de ficar e segue vivo em todas as pessoas que tiveram o prazer de conviver com ele. “Conhecimento técnico e competência raros, a Paraíba perde muito com a partida de Jorge Blau”, lamenta o diretor da Rádio Tabajara, Rui Leitão.

O velório de Jorge Blau será realizado na Morada da Paz, em João Pessoa, hoje, a partir das 7h, na sala de velório 1. O sepultamento vai ocorrer no Cemitério Senhor da Boa Sentença, às 16h.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de abril de 2026.