A 6ª Pedalada da Fé abriu caminho para a Romaria da Penha de 2025 na noite de ontem (26). Os cerca de três mil ciclistas percorreram o mesmo trajeto de 14 km da maior peregrinação religiosa da Paraíba, sempre com a imagem da mãe de Jesus Cristo à frente. Com as inscrições formais, a organização arrecadou mais de dois mil quilos de alimentos.
Na Pedalada, até Nossa Senhora foi de “bike”. Desde a segunda edição, o motorista José Marcos, de 40 anos, mais conhecido como “Magaive”, usa uma bicicleta, que havia sido adaptada para a cadeira de rodas de seu avô, como um meio de transporte para aproximar a santa da multidão.
O andor é fixado numa estrutura metálica retangular na bicicleta transformada em triciclo. “Quando eu fiz, muita gente me chamou de doido. Mas está aí hoje. No dia a dia, nas minhas pedaladas, fui conhecendo o pessoal da paróquia [Nossa Senhora de Lourdes] e hoje estamos fazendo parte”, disse.
Segundo os organizadores, o evento atrai também pessoas que não necessariamente partilham da crença católica. “Tem irmãos de igrejas evangélicas que participam conosco. É uma grande capacidade de congraçamento, porque é a mensagem do evangelho, que é caminhar com o irmão. Evidente que é uma romaria dedicada à mãe de Jesus, uma mulher que congrega todos”, comentou o padre Marcelo Firmo, pároco da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, local de partida.
Apoio
Os participantes também tiveram apoio de trânsito, saúde e mecânico. Cinco motolâncias de suporte intermediário do Samu acompanharam o percurso a partir da concentração no Centro da cidade. De moto, o tempo de deslocamento das equipes até o lugar de eventuais acidentes diminui, o que é fundamental para atendimentos de urgência.
“A gente também tem os batedores de bicicleta, os batedores da Semob e mecânico, se tiver algum problema técnico de bicicleta”, disse Túlio Bezerra, um dos coorganizadores.
O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, esteve presente na concentração. O município viabilizou os cinco trios elétricos que acompanharam os ciclistas.
Alimentos e brindes
Segundo Túlio Bezerra, os dois mil quilos de alimentos serão divididos “para as pessoas atendidas pela Igreja Nossa Senhora de Lourdes; o asilo de idosos da Amem; e a Ação Integrada de Mães dos Autistas (A-ima)”. Além de ajudar as instituições com comida, os primeiros mil inscritos ganharam camisetas patrocinadas pela Loteria do Estado da Paraíba (Lotep) e concorreram a uma bicicleta e brindes depois da chegada no Santuário da Penha. “Num passeio aberto como esse, nem todo mundo se inscreve. A outra metade chega na hora”, analisou Bezerra. A Romaria da Penha começa no próximo sábado e termina no domingo.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de novembro de 2025.