Notícias

na paraíba

Presidente Lula entrega, hoje, o 1° trecho do Ramal do Apodi

publicado: 28/05/2025 08h11, última modificação: 28/05/2025 08h11

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa da cerimônia de entrega do primeiro trecho do Ramal do Apodi, hoje, na Barragem Redondo, próximo à cidade de Cachoeira dos Índios, no Sertão paraibano. A solenidade será às 16h.

Com 115,5 km de extensão, a estrutura liga a Barragem Caiçara (PB) à Barragem Angicos (RN), com vazão projetada de 40 m³/s.

A obra, iniciada em 2021, está 74,83% concluída e tem entrega total prevista para outubro de 2026, com investimento de R$ 1,45 bilhão. Quando finalizado, o ramal atenderá cerca de 750 mil pessoas em 54 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Transposição

A agenda faz parte do Caminho das Águas, iniciativa do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), que, desde o dia 25, percorre a trilha da Transposição do Rio São Francisco pelo Sertão nordestino, passando pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

O Ramal do Apodi, trecho IV do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Pisf), transportará, por gravidade, as águas do Rio São Francisco, a partir da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no Rio Grande do Norte, em uma extensão aproximada de 115,4 km.

A vazão transportada será de 40 m³/s até o quilômetro 30,2, de onde está prevista a derivação do Ramal do Salgado (trecho III do Pisf), que levará as águas para o estado do Ceará. Após essa derivação, a vazão será de 20 m³/s.

O processo de licenciamento ambiental do Ramal do Apodi ocorre no âmbito do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Salgueiro

Antes, na parte da manhã, o presidente participa da cerimônia de assinatura da ordem de serviço, no valor de R$ 491,3 milhões, para duplicar a capacidade de bombeamento de água em todo o Eixo Norte do Pisf, nas estações de bombeamento intermunicipais EBI1 em Cabrobó, EBI2, em Terra Nova, e EBI3, em Salgueiro, três municípios de Pernambuco. A solenidade será às 11h, em Salgueiro. Antes do evento, o presidente fará uma visita à estação EBI3.

 A obra ampliará a capacidade de 24,75 m³/s para 49 m³/s, beneficiando 237 municípios e cerca de 8,1 milhões de pessoas nos estados de PE, CE, PB e RN.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de maio de 2025.