Moradora do Bessa, em João Pessoa, Francisca Alves viu da varanda quando a Unidade Móvel de Coleta de Sangue do Hemocentro da Paraíba estacionou, na manhã de ontem, no Parque Linear Parahyba 4. Ela aproveitou a ocasião para doar sangue pela primeira vez.
“Meu filho mais velho, de 35 anos, sempre foi doador. Ele dizia: ‘Mãe, é bom doar, a gente salva vidas e faz uma boa ação’. Isso me tocou. Hoje, indo para a academia, perguntei até que horas funcionaria e me disseram que até as 16h. Resolvi voltar à tarde. Sempre tive vontade, mas nunca fui ao laboratório. Aqui foi mais fácil e senti vontade de doar”, contou Francisca.
A ação, que também cadastrou doadores de medula óssea, comemorou os dois anos de existência da Unidade Móvel do Hemocentro da Paraíba, equipamento que conta com seis cabines e todos os equipamentos necessários para triagem e coleta de sangue. Ao longo do dia de ontem, das 9h às 16h, foram 38 doações de sangue e cinco cadastros para doação de medula óssea.
“Nós temos uma equipe de 25 pessoas para realizar a triagem clínica e o atendimento ao doador. Assim podemos fazer o trabalho de forma segura, atendendo todo o estado e incentivando o cadastro de doadores de medula óssea”, explica a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha.
A unidade itinerante consegue receber até 160 coletas durante um dia de atividades. Em dois anos, o ônibus rodou 68 cidades nas quatro Mesorregiões do estado, com atendimento de cerca de 11 mil doações, aproximadamente 14 mil candidatos à doação e mais de 30 mil hemocomponentes, como concentrados de hemácias, plaquetas e plasma.
A Paraíba está na vanguarda no uso desse tipo de equipamento, uma vez que foi o quarto estado no país a adquirir a unidade como suporte para doadores de sangue e para quem queira se cadastrar como doador de medula óssea.
“Você pode transformar a vida de outra pessoa que está sem condições de sobreviver, à beira de um leito de hospital, sem força para andar, para respirar, porque necessita do sangue. Sem o sangue, a gente não consegue sobreviver. É importante que as pessoas tenham no coração que você vai ajudar a salvar a vida daquela pessoa que você nem conhece, mas você vai dar uma nova oportunidade de vida para aquela pessoa ainda em vida”, reforça Gadelha.
Saiba onde a Unidade Móvel do Hemocentro da Paraíba estará ao longo do mês:
- 2/10 – Lagoa de Dentro
- 8/10 – Tenório
- 10/10 – João Pessoa (Facene)
- 14/10 – Salgadinho
- 17/10 – Cacimba de Dentro
- 21/10 – Caaporã
- 23/10 – Uiraúna
- 25/10 – João Pessoa (Segunda Corrida pela Vida) e Campina Grande
- 28/10 e 29/10 – João Pessoa (Centro Administrativo Estadual)
- 31/10 – Itapororoca
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 1º de outubro de 2025.