Com o tema “Nosso Poder, Nosso Planeta”, a 56ª edição do Dia Internacional da Terra é celebrada hoje. A data visa integrar empresas, governos e a sociedade em geral em prol da importância do planeta e da conservação do meio ambiente, com medidas que impactam positivamente os ecossistemas.
O dia é um marco para a luta ambiental, pois convoca os cidadãos a promover atividades e debater sobre resoluções contra a degradação ambiental e como viabilizar a saúde do planeta e o bem-estar da humanidade.
Para a bióloga Inaê Diniz, diversos efeitos da ação humana já são evidentes, como a perda da biodiversidade, desertificação, erosão do solo, redução da qualidade da água e alterações drásticas no clima. Segundo ela, essas repercussões são sentidas pela coletividade de maneira ampla: “Esses e outros efeitos acarretam insegurança alimentar, exposição a doenças, falta de acesso a recursos hídricos e saneamento básico”. Portanto, para ela, a primeira ação a ser tomada para preservar o planeta é compreender que o Dia da Terra deve ser lembrado durante todo o ano. “Precisamos entender que nosso estilo de vida gera impactos, principalmente negativos, e temos que mitigá-los por meio de pequenas ações, como mudanças nos hábitos de consumo, e, sobretudo, apoiando causas socioambientais e cobrando políticas públicas, de modo a evitar que essas consequências piorem com o passar do tempo, afetando, principalmente, as populações mais vulneráveis”, explicou.
Amigo da Natureza
Em 2024, o Governo do Estado da Paraíba instituiu a campanha Amigo da Natureza, por meio da Lei no 13.428. De acordo com a norma, as ações devem ser implementadas em todo o estado, anualmente, por meio de atividades educativas e culturais em instituições públicas e privadas, com a finalidade de promover a adoção de medidas para a preservação ambiental e o ensino sobre o meio ambiente, por meio do plantio de mudas de árvores nativas dos biomas locais, como a Mata Atlântica e a Caatinga, com o intuito de conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar as áreas verdes do estado.
Atividades
Na manhã de hoje, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), no bairro do Roger, os frequentadores recebem mudas de plantas em alusão à data. A ação visa conscientizar sobre a importância de valorização das espécies nativas, bem como incentivar o plantio e a arborização urbana. O momento também vai promover a educação ambiental, fomentando a proteção da biodiversidade e a preservação ambiental.
Para o ecólogo da Bica, Glauber Travassos, a existência de um dia dedicado ao planeta é essencial para reforçar a responsabilidade coletiva. “Se a gente não preservar a nossa única casa, as futuras gerações não vão ter um lugar para viver. Temos que continuar multiplicando as ações de conservação e ter essa conscientização de proteger todas as espécies, tanto da fauna quanto da flora”.
As escolas da rede municipal também participam da programação com atividades educativas, como concursos de desenhos, bazar solidário, rodas de conversa, leitura de textos informativos e de poesias sobre os cuidados com a natureza, além de propor reflexões sobre medidas que fazem a diferença na preservação do planeta.
De acordo com Maria Auxiliadora Clemente, coordenadora da Seção de Educação Ambiental da Secretaria de Educação e Cultural Municipal (Sedec), as práticas desenvolvidas são voltadas às temáticas do meio ambiente, sustentabilidade, qualidade de vida, preservação e conservação do ambiente escolar. “O Dia da Terra nas escolas permite que os alunos tenham contato com a natureza, aprendam sobre as mudanças climáticas, o esgotamento de recursos naturais e a perda da biodiversidade. São trabalhados temas para mudanças de hábitos da sociedade que impactam o planeta, como a gestão de resíduos; eles aprendem sobre como separar o lixo na prática, sobre consumo consciente, além da conexão das crianças com a origem e produção dos alimentos com as hortas escolares”, explicou.
A Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda) da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) também vai reforçar a mensagem de preservação. A Ceda participará, amanhã, da ação Cuida, Proteja o Mangue, promovida pela prefeitura de Bayeux. A iniciativa tem como finalidade retirar resíduos sólidos desse ecossistema considerado como berçário natural.
Segundo o órgão, durante a atividade, a equipe estará presente de forma integrada à programação, distribuindo material educativo e dialogando com os participantes sobre a importância dos manguezais e da conservação da biodiversidade, de modo a fortalecer a sensibilização ambiental.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de abril de 2026.