A Arquidiocese da Paraíba divulgou a programação de atividades religiosas organizada para celebrar a edição deste ano da Festa de Nossa Senhora das Neves, padroeira de João Pessoa e de todo o estado. A agenda de comemorações, que também marca o aniversário de 440 anos da capital paraibana, começará no próximo domingo (27) e seguirá até a terça-feira, 5 de agosto, tendo como centro a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, localizada no Centro Histórico de João Pessoa.
Com o tema “Senhora das Neves, Farol Seguro de Esperança do Povo Paraibano”, a festa planejada para este ano, de acordo com a arquidiocese, tem o intuito de reforçar o papel da Virgem Maria como guia espiritual e sinal de esperança para os fiéis que visitam o Santuário Mariano da Paraíba.
A solenidade de abertura da programação religiosa ocorrerá às 17h do domingo, no Parque Solon de Lucena, presidida por Dom Manoel Delson, arcebispo metropolitano do estado. Ao longo dos dias seguintes, haverá missas, novenas temáticas e homenagens especiais a diversas expressões da fé católica. Cada noite do novenário será presidida por bispos convidados e sacerdotes da arquidiocese e de outras dioceses regionais, como Dom Nereudo Freire Henrique, bispo auxiliar de Olinda e Recife (PE), e Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu, arcebispo emérito de Vitória da Conquista (BA).
Fiéis pelas ruas
Um dos momentos mais aguardados da agenda é a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora das Neves. Após a missa de encerramento, presidida às 16h do próximo dia 5, por Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, a imagem da padroeira será conduzida pelas ruas centrais da cidade, em meio a orações, cânticos e homenagens por parte dos devotos. Ao término da caminhada, os fiéis receberão a Bênção do Santíssimo Sacramento.
Mais cedo, o dia de Nossa Senhora das Neves e do aniversário de João Pessoa começará com uma missa solene, às 9h, presidida por Dom Manoel Delson e com a participação de todo o clero arquidiocesano. Em seguida, às 12h, o padre Sandro Santos celebrará o rito da unção dos enfermos. Às 15h, será a vez do Santo Terço, com a participação do Terço dos Homens.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de julho de 2025.