Notícias

Campina folia

Blocos agitam fim de semana em CG

publicado: 05/02/2026 08h29, última modificação: 05/02/2026 08h29
Da tradição ao ecletismo, eventos e desfiles devem atrair milhares de participantes às ruas da cidade

por Maria Beatriz Oliveira*

Em Campina Grande, fevereiro é um mês marcado pelos encontros religiosos do Carnaval da Paz, mas a cidade também preserva suas tradições do Carnaval de rua. Neste ano, mais de 40 blocos animarão os foliões da Rainha da Borborema durante o Campina Folia, programação que começou no dia 31 de janeiro e segue até 8 de março. Neste fim de semana, a partir de amanhã, mais de 10 grupos e agremiações carnavalescas desfilarão por diversos bairros e em diferentes horários.

Além dos blocos Arrasta Axé, É do Pandeiro, Ominira! e Desabonados do Inconsciente, o tradicional Bloco da Saudade tomará as ruas de Campina na agenda festiva de amanhã. Em 2026, o grupo celebra 35 anos de folia e, para marcar a data, será realizado um sarau carnavalesco durante sua concentração — que começará às 19h, no Memorial Severino Cabral, situado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Centro da cidade. O percurso do Bloco da Saudade abrange as ruas das Boninas, Maciel Pinheiro, Venâncio Neiva, Simeão Leal e parte da Avenida Floriano Peixoto, antes de retornar ao Memorial.

Outro destaque do fim de semana é o bloco Os Foliões do Ferro, que chega, neste ano, à sua 16a edição. Criado em 2010 pelo folião Lúcio Galdino, o grupo terá como ponto de concentração e de chegada, no próximo sábado (7), o tradicional bar Ferro de Engomar, também localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro.

Conhecido por resgatar os antigos carnavais de rua, Os Foliões do Ferro tem como marca registrada a execução das clássicas marchinhas carnavalescas, que embalam a alegria dos participantes. “A partir do meio-dia, estaremos concentrados no Ferro de Engomar, cantando nossos hinos, recebendo os foliões e promovendo a festa mais alegre de Campina Grande. Nosso bloco celebra o resgate dos velhos carnavais. É uma festa sem distinções — de idade, cor, classe ou raça. O que queremos é brincar com paz e alegria”, destacou Lúcio.

A saída do bloco está marcada para as 16h, com percurso pelas ruas Índios Cariri, Presidente João Pessoa e Marquês do Herval, passando pela Praça João Rico e pela Praça da Bandeira, finalizando com uma volta ao Ferro de Engomar. A animação ficará por conta de dois trios elétricos, da Orquestra Som na Praça e do cantor Juba Valença, filho de Alceu Valença.

De acordo com Lúcio, a expectativa para este ano é reunir cerca de dois mil foliões dentro do cordão de isolamento da festa, além de cerca de cinco mil “pipocas”, acompanhando o bloco por fora. “No ano passado, segundo o Corpo de Bombeiros, chegamos perto das 10 mil pessoas [em público total], então a expectativa é muito positiva”, reforçou.

Ainda conforme Lúcio, a organização do evento envolve, diretamente, 15 pessoas, que têm se dedicado aos preparativos para a edição deste ano desde novembro do ano passado, abrangendo a realização de prévias, confecção de abadás, captação de patrocínio e divulgação para a imprensa. No dia do desfile, quase 200 colaboradores unem-se aos esforços, para garantir a segurança e o sucesso da festa.

“Contamos com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos [STTP] e da Polícia Militar, aos quais deixo meu agradecimento. Além disso, contratamos bombeiros civis e seguranças particulares para oferecer o máximo de tranquilidade a quem for aproveitar e brincar o Carnaval conosco”, concluiu Lúcio.

Outros destaques

Ainda no sábado (7), o Carnaval alternativo ganha destaque na cidade, com a realização da Farofa na Praia de Campina, a partir das 18h, no Museu de Arte Popular da Paraíba (Mapp). O evento, reconhecido como um dos mais populares da cena independente local durante o período carnavalesco, é promovido pela banda Zepelim e o Sopro do Cão, com a proposta de combinar Carnaval, punk, experimentação sonora e valorização dos espaços públicos. A entrada é gratuita.

No mesmo dia, o restaurante Campina Grill promove o seu primeiro Baile de Carnaval, com apresentação do cantor Alexandre Tan e o intuito de resgatar a memória das antigas festas de salão. As reservas estão abertas e o acesso custa R$ 40.

Já no domingo (8), a folia campinense segue firme, com os desfiles dos bois e das escolas de samba locais, percorrendo pontos como a Avenida Brasília, a Estação Velha e o bairro José Pinheiro. Além disso, os blocos do Caju, Moleka Folia, Varanda Folia, Pulgas do Chiclete e Segura o Baque prometem agitar diferentes regiões da Rainha da Borborema.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 05 de fevereiro de 2026.