Notícias

shopping rural

Centro comercial encanta visitantes

publicado: 14/08/2025 08h31, última modificação: 14/08/2025 08h31
Fundado por mãe e filha, empreendimento é destaque entre os atrativos turísticos de Conde, no Litoral Sul
2025.08.12_doces tambaba © Roberto Guedes (17).JPG

Espaço abriga 10 lojinhas, cada uma com itens diferentes | Fotos: Roberto Guedes

por Bárbara Wanderley*

O primeiro shopping rural do mundo, localizado em Tambaba, no município de Conde, no Litoral Sul da Paraíba, segue atraindo cada vez mais turistas. “Passam por aqui, em média, de 500 a 600 pessoas por dia”, contou Emerson Nazário da Silva, que vende doces no local a céu aberto. Esse tipo de guloseima, aliás, é a atração principal do empreendimento, ao lado da cachaçaria.

São cerca de 10 lojinhas em funcionamento no local, cada uma oferecendo um produto diferente; além dos doces e das cachaças, há bijuterias e chapéus, entre outros itens. A novidade é que o Shopping Rural também conta com um restaurante, aberto recentemente, conforme explicou Emerson. 

A movimentação dos visitantes pelo empreendimento, inclusive vindos de outros estados, é sempre intensa, mesmo em dias chuvosos. “Porque muitos vêm de fora, de São Paulo, do Rio de Janeiro, então a chuva aqui não vai atrapalhar os passeios deles. Além disso, aqui chove, agora, mas daqui a pouco abre o sol, e assim vai”, comentou Emerson.

Os doces são o produto de maior popularidade do ambiente

Outro fato curioso sobre o Shopping Rural é que todos os lojistas fazem parte da mesma família. O comércio foi fundado por Luiza Bento e sua filha Maria das Neves, conhecida como Nevinha. As duas mulheres iniciaram o negócio com um orçamento de apenas R$ 50, que usaram para comprar açúcar e leite condensado para fazer doces. As frutas utilizadas nas receitas, aliás, vinham das árvores do próprio sítio onde a família vivia. Elas começaram a comercializar seus primeiros produtos à beira da estrada e, com o auxílio de uma consultoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB), conseguiram estruturar uma loja, que acabou se tornando um shopping.

Nevinha e a mãe não tiveram acesso à educação formal e não foram alfabetizadas, mas, apesar disso, tiveram a inteligência e o esforço para empreender e fazer seu negócio crescer. Em 2023, o projeto da dupla foi premiado na ExpoFavela Innovation Brasil, evento que reconhece iniciativas empreendedoras de comunidades periféricas no país.

“Duas mulheres pretas criaram o primeiro shopping rural do mundo”, destacou Nevinha, ressaltando o auxílio do Sebrae-PB para o sucesso da iniciativa. Ela estava participando, inclusive, de um evento de empreendedorismo da entidade quando conversou, por telefone, com a reportagem do Jornal A União.

“Cheguei há pouco tempo de Paris, onde tinha ido falar sobre o Shopping Rural. Hoje, sou um case de sucesso. Eu gero mais de 500 empregos diretos e indiretos”, enfatizou a empresária. Nevinha mencionou, ainda, que há 33 bugueiros cadastrados trabalhando no segmento turístico da região, graças, em parte, ao incentivo dela.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de agosto de 2025.