A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã de ontem (13), um mandado judicial de busca e apreensão na residência do advogado e suplente de deputado estadual Juscelino Miguel dos Anjos, conhecido como Juscelino do Peixe, na cidade de Sapé, na Zona da Mata paraibana. A ação faz parte da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos não autorizados em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
De acordo com informações da PF, a empreitada mira suspeitos de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva e ocultação patrimonial. Juscelino foi o alvo da força-tarefa na Paraíba.
Atualmente, ele integra a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), uma das entidades investigadas pela PF por suspeita de fraudes contra aposentados e desvios relacionados ao seguro-defeso.
Juscelino concorreu, nas eleições de 2022, ao cargo de deputado estadual, ficando na suplência, e chegou a assumir o mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em 2023, durante o período de licença da deputada Francisca Motta (Republicanos). Procurado pela reportagem de A União, ele não se pronunciou sobre a ação da PF.
Em 2024, a esposa de Juscelino, a vereadora Teresinha do Peixe (PP), de Sapé, também chegou a ser alvo de uma ordem de busca e apreensão, durante a Operação Pescador de Ilusão, deflagrada para investigar fraudes previdenciárias no município.
O advogado, filiado ao Partido Solidariedade, é aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos). Em 2016, foi nomeado superintendente federal da Pesca, no Governo Dilma Rousseff, por indicação de Motta, então deputado do MDB. Ele também já foi secretário de Planejamento de Sapé.
No âmbito nacional, a Operação Sem Desconto cumpriu 63 mandados de busca e apreensão, 10 de prisão preventiva e outras medidas cautelares em 15 estados e no Distrito Federal. A força-tarefa é conduzida em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de novembro de 2025.