Notícias

solon de lucena

Deteriorações no parque preocupam

publicado: 03/02/2026 08h37, última modificação: 03/02/2026 08h42
Cartão-postal de João Pessoa, o entorno da lagoa revela desgastes nos equipamentos de lazer e desafios na segurança
2026.02.02 Infraestrutura da Lagoa © Leonardo Ariel (21).JPG

Transitando pelo entorno da lagoa, pode-se identificar instrumentos de ginástica e brinquedos quebrados; um dos usuários disse ter presenciado a queda de alguns balanços no local | Fotos: Leonardo Ariel

por Nalim Tavares*

Conhecido por ser um dos principais cartões-postais de João Pessoa, o Parque Solon de Lucena, popularmente chamado de “Lagoa”, é uma alternativa para quem quer passar um tempo ao ar livre — com pistas de skate e caminhada, balanços, ciclovia e espaços para piquenique, a área de lazer, localizada no Centro da cidade, é um ponto de encontro para os moradores, que aproveitam o espaço com amigos e filhos. No entanto, há um tempo, deteriorações na estrutura do parque tem chamado a atenção dos pessoenses.

Para Victor Bandeira, a Lagoa é um local onde é fácil entreter os filhos, que podem correr pelo gramado e se divertir nos balanços. No entanto, ele está sempre de olho na segurança das três crianças. “Alguns balanços já caíram, então fico checando para ter certeza de que os outros estão firmes. Os canteiros e equipamentos de academia também estão danificados há um tempo. Os brinquedos do parquinho de diversões, que trazem para cá no período de férias, disfarçam um pouco, mas, agora que tiraram, é mais fácil perceber onde precisa de reforma”, opina. 

Outra moradora da vizinhança, Gisélia Oliveira relata que costuma frequentar a Lagoa para caminhadas. Segundo ela, “é um ótimo espaço de lazer, mas, dependendo do horário, não me sinto muito segura”. A avaliação é compartilhada por Robson Oliveira, que aponta a existência de áreas mais vazias, sobretudo no período da noite, que acabam favorecendo a ocorrência de assaltos.

Apesar das ressalvas, Robson destaca pontos positivos da estrutura do parque, opinião reforçada por João Victor Cabral, que caminhava com ele no local. “No geral, acho que a infraestrutura da Lagoa está boa. Se fosse para apontar algo a melhorar, diria que faltam pontos de água pública, por exemplo”, pontuou João.

Vindos de Pernambuco, os turistas Jackson Lira e Arielly Brandão conectam os elogios e críticas dos pessoenses. Jackson comenta que a área precisa de um pouco mais de cuidado, um polimento na infraestrutura, mas que viria passear no parque mais vezes. Arielly completa: “É um local agradável. Mesmo concordando que precisa de alguma reforma, eu gosto bastante daqui”.

Em relação a segurança do espaço, a Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa informou que realiza rondas de policiamento preventivo 24 horas por dia, em toda a cidade, inclusive na região da Lagoa, utilizando viaturas e o motopoliciamento. “As câmeras da Smart City também são aliadas nesse trabalho, visto que podem fazer o reconhecimento de pessoas que estejam com problemas na Justiça, como foragidos, que já ajudamos a prender através deste equipamento. As câmeras também detectam atitudes suspeitas, daí as equipes são devidamente acionadas e se encaminham para o local”. Ainda, de acordo com a assessoria do órgão, existe uma base de policiamento da Guarda no parque Solon de Lucena, que integra a estratégia de segurança para o local.

Além da Guarda Civil Metropolitana, a equipe do jornal A União também tentou contato com a assessoria de comunicação da Secretariade Desenvolvomento Urbano de João Pessoa (Sedurb-JP), no entanto, até o fechamento desta edição, não houve retorno.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 03 de fevereiro de 2026.