O Governo do Estado marca presença, por meio da Secretaria da Educação da Paraíba (SEE-PB), no evento internacional Diálogos Formativos sobre Gestão para Aprendizagem, que acontece hoje, em Brasília (DF). A iniciativa é uma realização da Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OECD), a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A Paraíba será representada pelo secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, no painel intitulado “O engajamento dos estudantes no Brasil — desafios e oportunidades”.
Na ocasião, o titular da SEE-PB apresentará, para um público de gestores educacionais, professores e representantes de organizações vinculadas à Educação, oriundas de várias partes do mundo, como os programas Passe Livre Estudantil, Conexão Mundo, Primeira Chance e Amanhã Digital, desenvolvidos pelo Governo Estadual, têm impactado a vida dos estudantes paraibanos. “[Participar do evento] é motivo de muito orgulho para a Secretaria. Nós recebemos esse convite com muita alegria, e tenho certeza de que será um momento de muita troca de conhecimento. O evento contará com a participação de professores universitários, reitores, gestores educacionais, secretários e estudantes do mundo todo, e o foco é realmente um debate. É expor cases de sucesso que funcionaram nas respectivas realidades e que eventualmente possam vir a ser replicados em outras localidades. É a nossa educação se destacando e ultrapassando as barreiras do nosso estado e do nosso país”, destacou Wilson Filho.
No painel de que a Paraíba participará, também estarão presentes o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Chico Soares; o secretário da Coordenação Intersetorial e Sistemas Educacionais do Ministério da Educação (MEC), Gregório Durlo Grisa; a gestora do Colégio Estadual de Tempo Integral Amélia Rodrigues, localizado na Bahia, Lucidalva Boaventura; e um aluno da mesma unidade de ensino, Gabriel Anjos.
Além do engajamento dos estudantes, entre os temas que serão discutidos, durante todo o evento, estão a aprendizagem, a equidade no acesso ao ensino público de qualidade e os desafios da educação brasileira.
Estágio e intercâmbio estão entre as ações
Implementado neste ano letivo, o Passe Livre Estudantil garante transporte escolar custeado pelo Governo do Estado, para estudantes dos municípios de Campina Grande, Bayeux, Santa Rita, João Pessoa e Cabedelo, que estejam matriculados no 9o ano do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mediante frequência escolar mínima mensal de 90% em sala de aula, o aluno contemplado recebe 44 passagens. No caso de pessoas com deficiência, os acompanhantes cadastrados são beneficiados com 88 passagens por mês.
Já o Conexão Mundo é um programa de intercâmbio que oferece 400 vagas para que estudantes da rede estadual de ensino tenham a oportunidade de passar três meses em outro país, aprendendo seu idioma, conhecendo sua cultura e vivenciando novas experiências. A participação inclui um certificado, concedido após o retorno dos alunos selecionados. A edição de 2025 da iniciativa abrange viagens para os países do Reino Unido, Chile, Espanha, Canadá, Irlanda e Colômbia.
O Primeira Chance, por sua vez, trata-se de um programa de estágio direcionado para estudantes das Escolas Integrais Técnicas (Ecit) da Paraíba. O estado faz a intermediação entre estudantes e empresas parceiras, além de custear o pagamento do estágio, incluindo auxílio--transporte.
Por fim, o Amanhã Digital é um projeto voltado à aplicação de recursos tecnológicos em favor do aprendizado na rede pública de ensino. Com o intuito de valorizar as atividades práticas no ambiente escolar, o programa funciona com base em dois tipos de laboratório — as Salas do Amanhã Digital e as Salas do Amanhã Digital Maker —, equipados com ferramentas como impressoras 3D, óculos de realidade virtual e chromebooks. A primeira unidade contemplada foi a Ecit Mangabeira, em João Pessoa, e a iniciativa está em fase de implementação nas demais Gerências Regionais de Educação da Paraíba.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de setembro de 2025.