A Secretaria de Estado da Saúde (SES), órgão vinculado ao Governo do Estado, realizou no último sábado (18) o Dia D de Multivacinação, com foco na proteção contra o sarampo e o HPV. A ação, que ocorreu em 909 postos de vacinação em toda a Paraíba, aplicou 51.200 doses — sendo 9.584 contra o sarampo, 3.436 contra o HPV e 38.180 referentes a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Os cinco municípios que mais vacinaram, nesse Dia D, foram: João Pessoa (8.155 doses); Campina Grande (4.664 doses); Santa Rita (2.309 doses); Mamanguape (1.345 doses) e Bayeux (1.303 doses).
A abertura oficial da campanha ocorreu no Mercado Público de Queimadas, no Agreste paraibano. Durante o evento, o governador em exercício, Lucas Ribeiro, destacou a união de esforços para ampliar a vacinação em todo o estado. “Neste Dia D, reforçamos o trabalho conjunto entre o Governo da Paraíba, o Governo Federal e os municípios para aumentar a cobertura vacinal. A vacina sempre foi um gesto de amor, de cuidado e de responsabilidade”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, lembrou que já foram realizadas cinco iniciativas, como a do último sábado, neste ano. “Somente em 2025 foram mais de 200 mil doses aplicadas em todo estado. A Paraíba é referência no país e a gente agradece o apoio de todos os municípios, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems) e de toda equipe da SES. Vamos juntos proteger a população contra as doenças imunopreveníveis — podem ser evitadas através da vacinação”, disse.
Para o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, a parceria entre o Governo Federal e o Governo Estadual faz toda a diferença no resultado das campanhas. “Com isso, quem ganha é o povo paraibano e essa mobilização é fundamental porque vacina protege; vacina previne; vacina é um ato de cuidado”, pontuou.
A manicure Carla Gomes Maciel, de 25 anos, moradora da cidade de Queimadas, aproveitou o Dia D de Multivacinação para atualizar sua caderneta de vacinação. “Tomei as vacinas contra o sarampo e a gripe — influenza. Esse movimento é muito importante porque a saúde é o bem mais valioso da nossa vida”, declarou.
Mais serviços
Durante o evento, a população de Queimadas também pôde contar com serviços de saúde e cidadania, como coleta móvel de sangue do Hemocentro, odontomóvel, aferição de pressão arterial, glicemia e tipagem sanguínea. A programação contou ainda com atividades voltadas às crianças, incluindo distribuição de lanches, pipoca, algodão-doce, brinquedos e apresentações culturais.

- Em Queimadas, cidade onde houve a abertura oficial da campanha, além da vacinação, a população também teve acesso a outros serviços, como a coleta móvel de sangue do Hemocentro
O taxista Derly Teles da Silva, de 41 anos, também morador de Queimadas, aproveitou para doar sangue no veículo de coleta itinerante do Hemocentro da Paraíba. “Doar sangue é um ato de carinho e de amor ao próximo. Todo ano eu faço a doação duas ou três vezes. Em todas elas penso que, naquele momento, tem muita gente precisando e que o meu ato vai salvar vidas. Hoje foi um dia especial porque, geralmente, eu saio do meu município para fazer a doação em Campina Grande. Mas, dessa vez, fiz em casa. Muito boa essa ação”, elogiou.
Em todo o Brasil
A ação, que teve como foco a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até o próximo dia 31 de outubro.
A Campanha Nacional de Multivacinação é uma ação do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, e tem como lema “Vacinar é cuidar de quem você ama — Vacinar é a nossa força”.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de Outubro de 2025.