Após cerca de seis meses de interrupção, as linhas de ônibus 090A e 090B voltaram a circular normalmente em Campina Grande, ontem. As rotas haviam sido alteradas em razão das obras de construção da Ponte da Catingueira, e agora, com a conclusão e entrega da estrutura, o transporte público retomou o trajeto original, que atende os bairros Catingueira, Catolé de Zé Ferreira e Acácio Figueiredo.
A suspensão temporária da circulação das linhas ocorreu por motivos de segurança estrutural, enquanto a ponte passava pelas intervenções necessárias. Araci Brasil, gerente de Transportes da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) detalhou a retomada da operação.
“Desde as 5h30 da manhã, nossas equipes de fiscalização estiveram nos bairros e constataram que a circulação das linhas voltou à normalidade”, informou a gerente.
A linha 090A sai da Avenida Juscelino Kubitschek, cruza a Alça Sudoeste, passa pelo Catolé de Zé Ferreira, segue até a Catingueira e retorna ao Centro pela Avenida Três Irmãs.
Já a linha 090B tem como diferencial o percurso pela Avenida Três Irmãs, seguindo até o Altos de Campina e retornando pelo Catolé de Zé Ferreira, continuando pela Juscelino Kubitschek até o Centro da cidade.
Araci informou, ainda, que “todos os bairros estão sendo devidamente atendidos. Os ônibus circulam a cada 25 minutos, e qualquer dúvida pode ser esclarecida com a STTP pelo telefone (83) 3341-1517, que também funciona como WhatsApp”, detalhou.
Mais informações sobre as linhas de ônibus, como horários e percursos cobertos pelo transporte público, também podem ser acessadas, em tempo real, por meio do aplicativo MobiCG, disponível para download gratuito.
A obra
A obra da Ponte da Catingueira, localizada na Rua Manoel Lopes de Figueiredo, representou um investimento de aproximadamente R$ 980 mil. O projeto contemplou não apenas a construção da ponte, mas também intervenções de infraestrutura mais amplas, como drenagem, estabilização da estrutura e adequações no entorno, garantindo maior durabilidade e segurança para quem trafega pela região.
Com 13 m de extensão, a nova ponte já oferece benefícios, percebidos pelos moradores. Para João Batista, comerciante e proprietário de um hortifrúti nas proximidades, a melhoria era aguardada havia muito tempo. “Isso aqui alagava toda hora, virava um lamaçal, carro e ônibus não passavam, era muito ruim para a gente. Agora ficou melhor, calçado e organizado”, relatou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de Outubro de 2025.