Notícias

Aniversário

Funad celebra 35 anos de inclusão

publicado: 24/09/2025 08h24, última modificação: 24/09/2025 08h24
Mais de 10 mil pessoas são beneficiadas anualmente por serviços de saúde, educação, cultura e esporte
2025.09.23_funad 35 anos © Roberto Guedes (138).JPG

Evento em comemoração ao aniversário da instituição contou com apresentações culturais | Foto: Roberto Guedes

por Lilian Viana*

No rosto de Penha Catarina, o brilho da gratidão traduz o que as palavras muitas vezes não conseguem expressar. Moradora de Guarabira, ela frequenta a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) há mais de duas décadas, sempre acompanhada do filho, hoje com 23 anos. A rotina de idas e vindas até João Pessoa é marcada por lembranças do quanto a vida dele mudou desde que começou a ser atendido na instituição.

“Meu filho entrou aqui pequenininho, não falava, não comia só, não sabia nem calçar uma sandália. Hoje, ele é outra pessoa. Anda sozinho, usa computador, participa de atividades, é socializado. Foi muita luta, mas graças a Deus e à Funad, ele conquistou autonomia. Eu digo sempre que aqui é minha família. Se eu passar uma semana sem vir, eu adoeço”, conta Penha, emocionada.

Mais do que usuária, Penha tornou-se voluntária e parte da rede de apoio para outras mães. Ela organiza o transporte da sua cidade até a capital para garantir o tratamento daqueles que necessitam de ser acompanhados.

Histórias como a de Penha multiplicam-se pela instituição, que completa 35 anos de atuação no mês em que também se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado em 21 de setembro. Ligada à Secretaria de Estado da Educação, a Funad consolidou-se como referência em reabilitação e inclusão em toda a Paraíba, oferecendo desde terapias e atendimentos de saúde até programas de educação, esporte, cultura, arte e inserção no mercado de trabalho.

Atualmente, mais de 10 mil pessoas, em toda a Paraíba, são beneficiadas diretamente pelos serviços da Funad. Só no último ano, foram registrados 14 mil atendimentos, com cerca de quatro mil usuários frequentes e milhares de outros que buscam serviços como passe livre, cursos e apoio ao mercado de trabalho. A instituição conta com 450 trabalhadores.

A presidente da Funad, Simone Jordão, destacou que a Fundação cresceu e reinventou-se ao longo do tempo, oferecendo, hoje, oficina ortopédica, escola especializada, núcleo de vivência e centro de referência em esclerose múltipla. “Nosso compromisso é continuar avançando, lado a lado, com as pessoas com deficiência e suas famílias”, afirmou.

Solenidade comemorativa

Para marcar as mais de três décadas de atividade, uma solenidade comemorativa, realizada ontem, reuniu autoridades, servidores, famílias e usuários, no pátio da instituição. A programação contou com vídeo institucional, apresentações culturais, homenagens a servidores e o encerramento com a banda da Polícia Civil.

Na ocasião, a primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, ressaltou a relevância da Funad para transformar realidades. “Estamos comemorando não apenas uma data, mas a luta e as conquistas das pessoas com deficiência. A Funad mudou a vida de milhares de famílias. O governo João Azevêdo tem investido fortemente em inclusão, desde a inauguração de centros especializados e oficinas ortopédicas até a criação da Vila Paralímpica, que vai abrir espaço para novos talentos do paradesporto. O meu desejo é que a Funad siga prestando esse serviço de excelência e alcance cada vez mais vidas”.

O secretário de Educação do Estado, Wilson Filho, também celebrou a data. “Que alegria estar aqui na Funad. São 35 anos de compromisso com uma sociedade mais justa. Quero parabenizar Simone Jordão, que há 15 anos está à frente da gestão, e toda a equipe que diariamente acolhe, cuida e oferece dignidade. Vocês recebem algo maior do que dinheiro: recebem as bênçãos de Deus, porque transformam a vida das pessoas”, destacou.

A Funad é habilitada como Centro Especializado em Reabilitação e oferece atendimento integral em todas as áreas da deficiência. Entre os serviços pioneiros estão a Oficina Ortopédica, a Central de Interpretação de Libras (CIL), o Centro de Referência em Esclerose Múltipla (Crem), o serviço de Estimulação Precoce e a Escola Ana Paula, dedicada a estudantes com deficiência intelectual e múltipla.

Com mais de três décadas de atuação, a Fundação consolidou-se como referência estadual, unindo assistência direta e apoio à formulação de políticas públicas. Para a presidente Simone Jordão, o trabalho só é possível graças à dedicação da equipe e à confiança das famílias. “Nosso desafio é seguir avançando, renovando todos os dias o compromisso com inclusão, respeito e dignidade”, concluiu.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de setembro de 2025.