A 7ª Rota Cultural Raízes do Brejo será iniciada no município de Lagoa de Dentro, no dia 16 de outubro. A programação de 2025 foi lançada em grande estilo, na última segunda-feira (22), no Eco Club Vale Verde, em Guarabira, quando os organizadores anunciaram uma diversificada agenda de atividades envolvendo música, teatro, dança, gastronomia, artesanato e manifestações religiosas em 10 municípios da região. O evento também contou com apresentações do Grupo de Choro Chorata, de Campina Grande, e do Boi de Reis Mestre Ivanildo, de Serra da Raiz, ícones da cultura popular.
O Raízes do Brejo é um produto criado pelo Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, Instância de Governança Regional (IGR) alinhada ao Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo (Mtur). Além de Lagoa de Dentro, a edição deste ano do festival passará pelas cidades de Alagoinha, Belém, Dona Inês, Duas Estradas, Guarabira, Juarez Távora, Pilõezinhos, Pirpirituba e Serra da Raiz. As prefeituras de todos esses municípios apoiam a iniciativa, que também conta com patrocínio do Governo da Paraíba, do Banco do Nordeste e do Serviço de Apoio às micro e pequenas empresas no estado (Sebrae-PB).
Durante a cerimônia de lançamento, no início da semana, a titular da Secretaria Estadual do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, ressaltou que circuitos desse tipo vêm para fortalecer a interiorização turística no estado, com a colaboração da Setde, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). “Essas são ações importantes, porque é a partir delas que podemos conhecer, por meio de uma rota cultural, cada município do Brejo. A partir desse lançamento em Guarabira, a rainha do Brejo, damos o pontapé inicial para mais uma rota cultural”, declarou a secretária.
Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, pontuou que o projeto é mais um esforço conjunto para fomentar o turismo paraibano. Ele chamou atenção para a agenda de eventos de divulgação turística que o Governo do Estado tem participado. “Vamos para a FIT [Feira Internacional de Turismo] América Latina, em Buenos Aires, com um grande estande, divulgando fortemente a Paraíba, com a hotelaria do Polo Turístico, de João Pessoa, junto ao maior emissor do turismo internacional para o Brasil, que é a Argentina”, comentou.
Na avaliação do presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, Josenildo Fernandes, a Rota Cultural Raízes do Brejo é mais uma ação para impulsionar o setor de viagens e a economia da região. “A rota integra municípios, fortalece o turismo regional e mantém vivas tradições que passam de geração a geração”, observou.
Já a prefeita de Guarabira, Léa Toscano, celebrou o impacto positivo que o festival deverá proporcionar à cidade. “Guarabira é um polo turístico, pois temos, aqui, o Memorial do Frei Damião, teatro, museu, galeria de arte, centro de documentação. Temos tudo para melhorar o nosso turismo”, disse a gestora, classificando a rota cultural como um dos produtos turísticos mais relevantes do interior paraibano.
Confira as datas de realização da Rota Cultural Raízes do Brejo em cada município participante:
Lagoa de Dentro
- (16 a 19 de outubro);
Alagoinha
- (24 a 26 de outubro);
Serra da Raiz
- (7 a 9 de novembro);
Dona Inês
- (13 a 16 de novembro);
Juarez Távora
- (21 a 23 de novembro);
Guarabira
- (28 a 30 de novembro);
Pirpirituba
- (5 a 7 de dezembro);
Belém
- (11 a 14 de dezembro);
Duas Estradas
- (19 a 21 de dezembro);
Pilõezinhos
- (26 a 28 de dezembro).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de setembro de 2025.