Um caminhão-tanque transportando combustível pegou fogo ontem, após tombar no km 43 da BR-101, no sentido Recife–João Pessoa. O acidente ocorreu pela manhã, em Igarassu (PE), na Região Metropolitana de Recife, próximo a um posto de gasolina. O fogo alastrou-se pela via, atingindo casas da área e interrompendo totalmente o tráfego em direção à capital paraibana. Nenhuma vítima foi registrada.
Até o início da tarde, motoristas de veículos menores tiveram de usar caminhos alternativos para seguir viagem, como vias locais de Igarassu e a faixa exclusiva para ônibus. Já os veículos de grande porte mantiveram-se parados na rodovia por questões de segurança. Equipes de limpeza e um caminhão munck, deslocado para a remoção do veículo acidentado, também passaram pelo local. A via permanecia interditada no início da tarde e, até o fechamento desta edição, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não havia confirmado a liberação total do tráfego.
Testemunhas informaram que o motorista do caminhão--tanque saiu andando do veículo, com ferimentos leves. O tombamento teria acontecido após ele tentar desviar de um carro parado à sua frente. O condutor havia partido do Porto de Suape, no Cabo de Santo Agostinho (PE), antes das 5h, com destino a João Pessoa.
Controle
O Corpo de Bombeiros de Pernambuco chegou ao local do acidente às 6h55, com seis viaturas. De acordo com a corporação, apesar de o fogo ter sido controlado por volta das 9h, ainda havia combustível no tanque do caminhão e, por isso, foi necessário aguardar o transbordamento para posterior retirada do veículo. Os bombeiros também agiram para apagar as chamas em quatro casas atingidas. Conforme nota da Prefeitura de Igarassu, os moradores desses imóveis estão sendo cadastrados para receber o suporte necessário, como alimentação.
Equipes da Neoenergia, responsável pela distribuição de energia elétrica em Pernambuco, suspenderam o fornecimento energético da região, para evitar acidentes com a rede elétrica. O Departamento Municipal de Trânsito (Depatran) esteve nas vias que cortam a BR-101 para orientar os motoristas e pedestres que circulavam pela localidade. Também acionada, a Defesa Civil visitou a região afetada pelo incêndio.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de julho de 2025.