Notícias

mata do buraquinho

JBBM inaugura serviço para PcD

publicado: 27/08/2025 10h03, última modificação: 27/08/2025 10h03
No dia de seu aniversário, espaço passa a oferecer cadeiras que permitem participação em trilhas ecológicas
2024.07.29 Jardim Botânico © Carlos Rodrigo (18).JPG

Agenda comemorativa no Jardim Botânico incluirá oficina, passeio e apresentação | Foto: Carlos Rodrigo

As atividades oferecidas pelo Jardim Botânico Benjamim Maranhão (JBBM), situado no bairro da Torre, em João Pessoa, ficarão mais inclusivas e acessíveis. Amanhã, quando o empreendimento completa 25 anos de fundação, serão oficialmente entregues duas cadeiras Julietti, equipamentos que permitirão que pessoas com dificuldade de locomoção participem de trilhas ecológicas pelo espaço.

Os novos acessórios, adquiridos pelo Governo da Paraíba, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), passarão a integrar o JBBM a partir de uma solenidade, prevista para as 9h. 

Acessório foi criado por paulista adepto do montanhismo, que passou a comercializá-lo pelo país | Foto: Juliana Tozzi/Arquivo pessoal

“Esse é um momento de grande importância na história do Jardim Botânico, por representar um grande passo na democratização de todo o espaço. Buscamos sempre realizar atividades com pessoas com deficiências e com dificuldade de locomoção, mas, hoje, podemos ter certeza de que essas pessoas poderão acessar as trilhas mais difíceis com segurança”, afirmou o titular da Sudema, Marcelo Cavalcanti.

Trata-se da primeira vez que uma Unidade de Conservação (UC) adquire o maquinário na Paraíba. O empreendimento, também conhecido como Refúgio de Vida Silvestre Mata do Buraquinho, será apenas a segunda Unidade de Conservação estadual da Região Nordeste a oferecer o serviço.

A cadeira Julietti foi desenvolvida por Guilherme Cordeiro, paulista adepto do montanhismo, para uso de sua esposa, Juliana — que, após complicações de saúde, não pôde seguir participando da atividade que o casal mais gostava de praticar junto. O equipamento permitiu que Juliana continuasse fazendo trilhas de difícil acesso, mesmo com sua locomoção reduzida. O projeto funcionou tão bem que originou a empresa Julietti Tecnologia Assistiva,  que fabrica e comercializa esse e outros itens que favorecem a acessibilidade em atividades ao ar livre.

Programação

A agenda comemorativa de amanhã, no JBBM, inclui uma série de outras ações no espaço, como a trilha “Fotografando a biodiversidade da Mata do Buraquinho”, que tem início às 14h. Já às 14h30, será promovida a oficina “Mini-horta sustentável: cultivando no bambu”, que estará disponível para 15 participantes, em ordem de chegada.

Outras atividades acontecerão de forma livre, das 14h às 16h. É o caso da visita guiada ao meliponário, para a observação de abelhas, e da apresentação “Botânica para todos: conhecer para conservar”, que será conduzida pelo grupo Foco na Botânica, projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de agosto de 2025.