A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) retirou 4.038,52 toneladas de resíduos sólidos dos rios de João Pessoa neste ano e limpou 17.287,70 m em 5.076,51 horas trabalhadas. A limpeza e desassoreamento dos rios é uma ação preventiva que visa minimizar os impactos do período chuvoso nas comunidades ribeirinhas.
Esse trabalho segue um cronograma que atende todas as comunidades ribeirinhas e a ordem de prioridade é estabelecida com base nos trechos que estão mais comprometidos. Atualmente, as máquinas estão operando nos trechos do Rio Jaguaribe, em Miramar, e do Rio Cuiá, na PB-008 e em Mangabeira. Os resíduos retirados dos rios são levados para o Aterro Sanitário Metropolitano.
Além da vegetação aquática e dos sedimentos que se depositam no leito dos rios, as máquinas retiram lixo descartado de forma inadequada. Esses resíduos, que acabam sendo levados para os rios, incluem garrafas PET, latas e sacolas plásticas, assim como outros objetos (pneus, geladeiras, colchões e materiais semelhantes), que prejudicam o escoamento das águas.
O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, disse que o objetivo é mitigar possíveis riscos e evitar danos mais graves. Somadas as participações de parceiros internos e externos, os resultados têm sido positivos. Ele ressaltou ainda que as pessoas que moram nas proximidades dos rios reconhecem o trabalho da Compdec-JP.
“Só quem pode medir, de fato, a importância dessas ações de desassoreamento e limpeza dos rios que cortam a cidade são as famílias residentes nas comunidades ribeirinhas, diretamente alcançadas pelos benefícios desse trabalho. É essa gente que, em períodos de chuvas intensas, fica temerosa e preocupada com possíveis inundações e, consequentemente, perdas de toda ordem”, destacou.
Como acionar
A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo WhatsApp, no número 98831-6885, pelo telefone 199 ou pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de novembro de 2025.