Em meio aos esforços institucionais para o fortalecimento do setor turístico da Paraíba, o estado chegou, neste ano, à marca histórica de 102 municípios validados pelo Ministério do Turismo (MTur) no novo Mapa do Turismo Brasileiro. O número representa 46% das 223 cidades paraibanas — um avanço que, na avaliação do Governo do Estado, evidencia a consolidação de políticas públicas de regionalização do turismo e o compromisso da gestão com o desenvolvimento econômico dos municípios.
Para a titular da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) da Paraíba, Rosália Lucas, o resultado traduz o esforço conjunto, o planejamento estratégico e a soma de investimentos dedicados ao segmento, com a mobilização de órgãos e entidades diversas — como as prefeituras, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no estado (Sebrae-PB), as Instâncias de Governança Regional (IGRs) e parceiros da iniciativa privada.
“Alcançar 102 cidades no Mapa do Turismo é um reflexo direto do trabalho que vem sendo realizado pelo Governo João Azevêdo e Lucas Ribeiro, aliado à dedicação dos municípios, das IGRs e de seus presidentes, do Sebrae-PB e do trade turístico”, comentou a secretária, mencionando também o empenho do gerente-executivo da Setde, Miguel Ângelo, e da equipe da Pasta. “Cada cidade inserida representa mais possibilidades de crescimento, visibilidade e atração de investimentos. Estamos construindo uma Paraíba com mais oportunidades e desenvolvimento sustentável”, completou Rosália.

- Borborema, onde fica a Cachoeira do Roncador, também integra o documento do MTur | Foto: Arquivo A União
Interlocutor do MTur na Paraíba, Miguel Ângelo reforçou que a ampliação do Mapa fortalece o acesso dos municípios paraibanos a políticas e recursos federais, desenvolvendo a competitividade do estado no setor de viagens. “A presença no Mapa é fundamental para que os municípios acessem programas, políticas e incentivos [voltados ao turismo]. A Paraíba tem avançado porque aposta na governança regional, na qualificação do setor e no alinhamento com as diretrizes nacionais. Isso coloca o estado em posição de destaque no turismo brasileiro”, observou.
Já o presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, ressaltou que a expansão impulsiona a promoção turística da Paraíba e amplia sua visibilidade no mercado. “Quando mais municípios se estruturam e entram no Mapa, mais robusta torna-se a vitrine turística do estado. Isso diversifica experiências, amplia rotas e gera benefícios diretos para pequenos negócios, empreendedores e comunidades locais. O resultado fortalece toda a cadeia produtiva”, declarou Ferdinando.
Vantagens
O Mapa do Turismo Brasileiro serve como um instrumento de regionalização e priorização das ações públicas na área, estabelecendo os territórios em que o setor será fomentado prioritariamente pelo Poder Público — inclusive quanto a programas de incentivo e investimentos em infraestrutura turística.
Para integrá-lo, o município deve cumprir uma série de requisitos, como dispor de uma secretaria ou departamento de Turismo; lei orçamentária; Conselho Municipal de Turismo ativo; e serviços turísticos regulamentados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Na Paraíba, além de destinos mais populares, como João Pessoa e Campina Grande, compõem o Mapa municípios como Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Borborema, Cabaceiras, Guarabira, Monteiro, Pilões, Rio Tinto e Solânea.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de novembro de 2025.