A pesquisadora Nair Arriel assumiu, ontem, o cargo de chefe-geral da Embrapa Algodão, em Campina Grande, para um mandato de dois anos. A cerimônia de posse contou com a presença da presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sílvia Massruhá, que esteve pela primeira vez na unidade campinense.
Natural do Pará, a pesquisadora mudou-se para a Paraíba, em 1993, para integrar a equipe da Embrapa Algodão. Desde então, tem desenvolvido trabalhos voltados à agricultura familiar, à agroecologia e ao melhoramento genético das culturas do gergelim e do algodão. Nos últimos dois anos, ocupava interinamente a chefia da unidade e, agora, após aprovação em processo seletivo, assume oficialmente o cargo.
Em seu discurso, Nair destacou que a gestão será coletiva e colaborativa, com foco na busca de soluções tecnológicas para a agricultura e a sociedade. Entre as prioridades, citou o fortalecimento de parcerias com ONGs, universidades, fundações, associações e cooperativas, além da ampliação da captação de recursos externos, diante do atual cenário de restrições financeiras. “Vivo em Campina há mais de 30 anos, então o sentimento é de ver toda a minha trajetória reconhecida”, afirmou a chefe-geral recém-empossada.
A presidente nacional da Embrapa ressaltou a relevância da unidade instalada no Semiárido paraibano. De acordo com ela, as pesquisas desenvolvidas no local têm sido essenciais para compreender os efeitos das mudanças climáticas e identificar estratégias de adaptação.
Sílvia lembrou que milhões de pessoas vivem nessa região e, por isso, o país precisa ser mais preventivo do que reativo diante das mudanças ambientais. Para a gestora, é necessário simular cenários futuros, gerar tecnologias de adaptação e buscar formas de mitigar os gases de efeito estufa.
“Quando estudamos o mandacaru, que resiste ao estresse hídrico, usamos isso nas culturas de milho, soja e outros alimentos para prospectar genes mais resistentes à seca. O Nordeste tem muito a contribuir com as nossas pesquisas e a Embrapa Algodão tem papel fundamental nisso”, destacou Sílvia.
Cerimônia de posse
Durante a solenidade, a Câmara Municipal de Campina Grande, representada pelos vereadores Jô Oliveira, Pâmela Vital e Olímpio Oliveira, entregou uma moção de aplausos a Nair e à presidente Sílvia em celebração aos 50 anos da Embrapa Algodão, comemorados em 2025.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, também participou da cerimônia. Em seu discurso, ressaltou o avanço da participação feminina em cargos de liderança e desejou êxito à nova chefe. “O que eu posso desejar é que o trabalho de Nair dialogue sempre com a pesquisa, com a agricultura familiar e com a valorização dos nossos trabalhadores do campo”, ressaltou Galdino.
O secretário de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Frei Anastácio, parabenizou a pesquisadora e destacou a importância de estreitar laços entre a Embrapa e o Governo Estadual. “Esta casa é muito importante para o desenvolvimento da Paraíba e do Brasil. A Embrapa Algodão é essencial porque ajuda, diretamente, os trabalhadores da agricultura familiar. Desejo a Nair um fecundo mandato e que melhore a vida de quem vive no campo”, pontuou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de agosto de 2025.