Notícias

comenda mário tourinho

Jornalistas da EPC recebem prêmio

publicado: 19/08/2025 08h22, última modificação: 19/08/2025 08h22
Honraria entregue pela APCA reconhece trabalhos de repórteres do Jornal A União e da Rádio Tabajara
1 | 2
Bárbara Wanderley conquistou o primeiro lugar na categoria Jornalismo Impresso | Fotos: Marcos Moraes/Colaboração
2 | 2
Samantha Pimentel conquistou o segundo lugar na mesma categoria
Bárbara Wanderley recebendo a comenda - crédito Marcos Moraes (4).jpeg
Samantha Pimentel recebendo a comenda - Crédito Marcos Moraes (2).jpeg

Jornalistas da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) estão entre os profissionais agraciados pela Comenda Acadêmico Mário Tourinho de Imprensa — Edição 2025, nas categorias Jornal Impresso e Radiojornalismo. A cerimônia de entrega da honraria aconteceu no último sábado (16), durante um café da manhã no Restaurante Moman, localizado no bairro Jardim Oceania, em João Pessoa. O resultado da premiação, realizada pela Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), havia sido divulgado em junho deste ano. A comenda reconhece produções jornalísticas de destaque nas áreas das administrações pública e privada na Paraíba.

No segmento Jornalismo Impresso, a EPC garantiu tanto o primeiro lugar, com a matéria “Melhores condições de trabalho são estratégia”, da repórter Bárbara Wanderley, como o segundo lugar, ocupado por Samantha Pimentel, que elaborou a reportagem “Com 95 anos, Seap tem reconhecimento nacional” — ambos os textos vencedores foram veiculados no Jornal A União.

Na ocasião da premiação, Bárbara parabenizou a iniciativa da APCA e destacou a importância do reconhecimento da categoria. “É muito importante esse evento, estamos em um momento em que precisamos muito de uma valorização da nossa profissão. Queria agradecer também ao Jornal A União, uma resistência no jornalismo impresso, e aos meus colegas da Redação, que me auxiliam diariamente. Nosso trabalho é muito colaborativo, e isso é muito importante”, destacou a jornalista.

Por sua vez, Samantha reforçou a relevância de premiações como essa, que homenageiam e incentivam a boa prática jornalística no estado. Além disso, a repórter pontuou que o texto agraciado com a comenda nasceu da sugestão de um colega de trabalho, falecido em janeiro deste ano. “Foi José Cardoso que sugeriu e editou essa matéria, então deixo registrada a sua contribuição para essa premiação. Sou uma das integrantes mais recentes da Redação de A União e, quando chegamos, ele e outros colegas, com seus mais de 30 anos de profissão, receberam--nos de braços abertos, acreditaram em nosso trabalho e nosso potencial, e sempre nos trataram de igual para igual. Esse reconhecimento também é fruto disso”, ressaltou.

Já na categoria Radiojornalismo, a repórter Clara Rezende, da Rádio Tabajara, conquistou a primeira posição com o segundo episódio da série “Entendendo o Orçamento Público”, enquanto a segunda colocação ficou com mais uma produção da radiodifusora: o primeiro episódio da série “Equilíbrio Fiscal e Desenvolvimento Social”, de Marcelo de Lima. Ao receber a comenda, Clara explicou que a ideia de abordar esse tema surgiu em meio às suas experiências na cobertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). “Quando comecei a cobrir a ALPB, percebi diversos termos, como LOA [Lei Orçamentária Anual], LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] e ‘audiência pública’, e perguntei-me: ‘Será que as pessoas, lá fora, sabem que é aqui que vai ser definido quanto poderá ser gasto com educação e se será possível construir um posto de saúde na sua rua? Daí, surgiu a proposta”, contou. Durante a solenidade do fim de semana, Clara ainda agradeceu à EPC, aos seus gestores e aos colegas da Rádio Tabajara e à sua família.

Marcelo não pôde comparecer à cerimônia do último dia 16, mas foi representado por Clara na ocasião. Ele comentou o que motivou a produção homenageada e celebrou a honraria da APCA. “A série de reportagens foi pensada e produzida de forma a tornar acessível e atraente para o público um assunto que é importantíssimo, mas ainda desconhecido de grande parte da população. Esse tipo de premiação é importante para incentivar a produção de outros materiais relevantes no assunto”, observou o jornalista.

Edição de 2025 marca novo formato da competição

A Comenda Acadêmico Mário Tourinho de Imprensa, que existe há mais de 10 anos, foi idealizada pelo administrador e jornalista Mário Tourinho, falecido em 2023. Ele selecionava produções jornalísticas que se destacavam nas áreas de administração pública e governança e fazia o reconhecimento delas no Dia da Imprensa, em 1o de junho.

Neste ano, o prêmio adquiriu um novo formato, sendo divulgado um edital para que os jornalistas pudessem inscrever matérias elaboradas dentro dos eixos temáticos indicados, como: Administração Geral; Administração Financeira e Orçamentária; Administração de Recursos Humanos; Marketing; Administração da Produção e Operações; Administração Estratégica; Empreendedorismo e Inovação; Administração Pública; Gestão de Projetos; Administração de Sistemas de Informação; Logística; Contabilidade; e Análise Financeira.

Na edição de 2025, a premiação atingiu o número de 70 inscrições, laureando, ao todo, 13 trabalhos, distribuídos em cinco categorias: Jornalismo Digital, Telejornalismo, Jornalismo Impresso, Radiojornalismo e Produção em Internet.

Durante a cerimônia de entrega da comenda, a presidente da APCA, Luciana Rabay, enfatizou que o jornalismo exerce um papel fundamental na sociedade, em diversas áreas, inclusive no âmbito da administração. “Sem o jornalismo, explicando o que está acontecendo no meio empresarial, na economia, a sociedade não seria o que é, a gente depende muito de vocês. A APCA completa 14 anos e, para mim, é uma honra estar à frente dessa instituição e reconhecer o trabalho dos jornalistas de nosso estado”, frisou Luciana, relatando que o prêmio contou com uma comissão avaliadora, formada por membros da entidade, responsáveis pela análise de todas as matérias inscritas.

“A entrega dessa comenda tem como base um edital, que será lançado anualmente, sempre no começo do ano, com os critérios de avaliação”, acrescentou a presidente da APCA.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de agosto de 2025.