O tradicional Teatro Ednaldo do Egypto, localizado no bairro de Manaíra, em João Pessoa, teve sua aquisição efetivada pela Prefeitura da capital. A gestão municipal informou, ontem, que finalizou o pagamento referente à compra do imóvel.
Inaugurado em 27 de março de 1995, em homenagem ao Dia Internacional do Teatro e do Circo, o teatro é reconhecido, desde 2023, como Patrimônio Cultural de João Pessoa, sendo considerado um dos espaços mais importantes de democratização do acesso à arte na cidade.
Na avaliação da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) do município, a compra do empreendimento representa um marco histórico para a capital. “Garantir a aquisição desse equipamento cultural é reafirmar o compromisso do Poder Público com a preservação da memória, com o fortalecimento da cultura local e com o respeito aos produtores e às produtoras de obras artísticas”, declarou a secretária da Educação e Cultura pessoense, América Castro.
“Realizar esse pagamento não foi apenas um ato administrativo, mas uma decisão política consciente, feita com responsabilidade, sensibilidade e a certeza de que investir em cultura é investir no desenvolvimento humano, social e democrático da nossa cidade”, completou a titular da Sedec.
Conforme registrado no Decreto nº 10.681, no Diário Oficial de 5 de julho de 2024 — que determinou a desapropriação do prédio que abriga o teatro —, o imóvel passou a ser destinado ao funcionamento do Centro de Artes Municipal.
Situado na Avenida Maria Rosa, nº 284, o espaço está sendo atualmente utilizado para a realização de atividades artístico-culturais, além de espetáculos teatrais de companhias diversas e uma mostra de teatro com peças encenadas por estudantes da rede municipal de ensino.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 08 de janeiro de 2026.