O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) desenvolveu, para o Ministério da Saúde (MS), o aplicativo e-SUS AF, com o objetivo de facilitar a distribuição de medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A ferramenta integra dados, qualifica a logística e amplia a transparência das informações relacionadas à dispensação de medicamentos na saúde pública.
A criação do e-SUS AF atende a uma demanda antiga do MS, uma vez que o sistema anteriormente utilizado encontrava-se desatualizado. Com uma arquitetura tecnológica defasada, a plataforma antiga já não suportava adequadamente as atualizações necessárias para dispositivos móveis e para o uso de internet de alta velocidade, o que dificultava o planejamento e o gerenciamento da política de assistência farmacêutica com informações em tempo real.
O desenvolvimento do e-SUS AF foi conduzido pelo Polo de Inovação do IFPB, levando em consideração avanços como maior agilidade e transparência nos processos. O projeto contou com a participação ativa de estudantes, entre eles o graduando em Engenharia da Computação Daniel Barbosa, que destacou a importância de ver a solução desenvolvida sendo testada para, futuramente, chegar à ponta do sistema.
Outro integrante do projeto é Fabiano Santana, coordenador do Núcleo de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba e mestrando no IFPB. Para ele, a iniciativa representa uma mudança significativa na transformação digital do estado. Segundo Fabiano, a utilização de uma base única e centralizada permitirá dados mais precisos e alinhados à realidade, favorecendo uma gestão mais eficiente e próxima da população.
Projeto-piloto
Como etapa de testes, em dezembro de 2025, o e-SUS AF foi apresentado em uma oficina destinada a representantes de mais de 60 municípios que integram o SUS na 1a Macrorregião de Saúde da Paraíba. Esses profissionais já utilizam, em sua rotina de trabalho, a versão 1.0 do e-SUS AF e do MedSUS, sistema que reúne a base de dados de informações medicamentosas.
A parceria entre o IFPB e o Ministério da Saúde tem como objetivo assegurar a sustentabilidade tecnológica do sistema por meio do desenvolvimento colaborativo. A expectativa é que, em breve, secretarias estaduais e municipais de Saúde sejam incorporadas ao processo de implantação, fortalecendo o cuidado oferecido ao cidadão.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 09 de janeiro de 2026.