Um trem que seguia em direção a Cabedelo descarrilou em um trecho no Baixo Roger, em João Pessoa, por volta das 18h da última quarta-feira (13). Ninguém ficou ferido, mas o funcionamento do transporte foi interrompido e voltou à atividade normal na manhã de ontem. Em sete dias, é a segunda vez que um Veículo Leve sobre Trilhos descarrila no mesmo trecho — localizado na passagem de nível do antigo lixão do Roger. A primeira situação aconteceu no dia 7 de agosto.
Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) esclareceu que sofre, em todo país, com o contingenciamento do orçamento previsto, o que vem afetando o desempenho da Companhia em vários setores. Contudo, assegura que os serviços e o acompanhamento da via têm sido realizados em todo trecho viário e garante a segurança nas viagens.
O gerente operacional da CBTU, Othomagno Viegas, informou que ainda não se sabe a causa dos dois descarrilamentos ocorridos em locais tão próximos. Ele destacou, porém, que, em todos os anos de funcionamento da linha férrea, nunca houve problema naquela área.
Viegas concluiu relatando que técnicos especializados estão investigando as possíveis causas, mas ainda não há previsão para a divulgação do laudo sobre o acidente.
Entenda o caso
A CBTU informou que o maquinista parou o veículo ao perceber que as rodas haviam saído dos trilhos, evitando vítimas ou danos significativos.
Em decorrência do descarrilamento, os trens circularam apenas entre Mandacaru e Cabedelo, enquanto as viagens entre Mandacaru e Santa Rita foram suspensas durante a noite de ontem. Equipes técnicas foram mobilizadas para realizar o encarrilhamento do vagão e investigar as causas do incidente. O procedimento foi concluído às 21h45.
Segundo a companhia, a via foi devidamente inspecionada e mantém condições seguras de tráfego.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de agosto de 2025.