Contabilizando áreas desmatadas e infrações ambientais, as atividades de fiscalização da Operação Mata Atlântica em Pé, que visa combater o desmatamento ilegal no bioma, chegam ao fim hoje. Na Paraíba, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou, desde o dia 15 de setembro, fiscalizações em 25 dos 54 pontos de alerta de desmatamento espalhados por 16 municípios paraibanos.
Foram observados, em 12 dessas áreas, crimes de supressão de vegetação nativa sem autorização de autoridade ambiental competente, que geraram autuações. As multas aplicadas totalizaram 10.800 Unidades Fiscais de Referência do Estado da Paraíba (UFR-PB), equivalendo a R$ 766 mil.
Além da Sudema, integram a operação a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), o Ministério Público do estado (MPPB) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Outros 16 estados também executam a empreitada.
Coordenador do Setor de Georreferenciamento da Sudema, Yuri Ferraz detalhou que a primeira semana da operação foi de inspeção em campo. “Já a segunda foi dedicada à análise do que foi encontrado durante essas fiscalizações. O que foi georreferenciado e as imagens obtidas passaram por comparação com [registros] anteriores, para comprovar desmatamento nos pontos em que ele realmente ocorreu”, explicou.
Outras nove das 25 áreas fiscalizadas pelo órgão já haviam sido alvo de autuação em anos anteriores. “A vistoria foi realizada com o objetivo de verificar se havia expansão das áreas de supressão [de mata]. Descumprimentos de embargos não foram identificados. Já os outros quatro pontos restantes possuíam licenciamento ambiental”, completou Yuri.
A equipe de fiscalização da Sudema ainda inclui técnicos do Setor de Geoprocessamento (SetGeo), da Divisão de Florestas (Diflor) e da Divisão de Fiscalização (Difi) do órgão, que realizaram levantamentos aerofotogramétricos para verificar a necessidade de aplicação dos autos de infração.
O relatório geral das fiscalizações realizadas já foi encaminhado para o Ministério Público, e ainda estão sendo produzidas avaliações técnicas individualizadas de cada área fiscalizada.
Esforço nacional
A Operação Mata Atlântica em Pé é realizada, anualmente, em 17 unidades federativas, abrangendo todo o território da Mata Atlântica no país, e busca identificar, fiscalizar e punir os responsáveis pelo desmatamento ilegal no bioma. Para isso, são usados recursos tecnológicos variados, como imagens de satélite em alta resolução e aerolevantamentos com drones, para identificar áreas desmatadas.
Entre os municípios paraibanos por onde passaram as equipes da Sudema, estão Alagoa Nova, Arara, Areia, Itapororoca, Jacaraú, Mulungu, Pedras de Fogo, Pilões, Pirpirituba, Salgado de São Félix, Santa Rita, São Miguel de Taipu, Serraria e Solânea.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de setembro de 2025.