Notícias

pirpirituba

Agenda valoriza fé e cultura local

publicado: 24/11/2025 08h43, última modificação: 24/11/2025 08h48
Para a Rota Cultural Raízes do Brejo, município planeja atividades que destaquem religiosidade e talentos da terra
678e8dfb30510pruqw_larg.jpeg

Conforme a secretária municipal de Cultura e Turismo, cidade prepara-se ao longo de todo o ano para receber o circuito itinerante | Fotos: Divulgação/Prefeitura de Pirpirituba

por Maria Beatriz Oliveira*

Localizado a cerca de 100 km de João Pessoa, o município de Pirpirituba prepara-se para receber a Rota Cultural Raízes do Brejo de 2025. O circuito itinerante — promovido pelo Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano (FRTSB-PB), em parceria com o Governo do Estado — chegará à cidade em 5 de dezembro e seguirá até o dia 7, com uma programação de atividades que destacam a religiosidade interiorana e valorizam os artistas locais.

Como explicou a secretária de Cultura e Turismo de Pirpirituba, Raíssa Fernandes, a etapa local da Rota Cultural Raízes do Brejo foi planejada a partir da integração de diferentes órgãos e setores sociais, com o objetivo de fomentar os talentos e os potenciais da terra. “Nós nos preparamos ao longo de todo o ano para receber a rota. Ela é resultado de um trabalho conjunto entre as secretarias de Cultura e Turismo, Educação, Desenvolvimento Social e Agricultura. Atuamos na promoção do empreendedorismo, apoiando artesãs e artistas locais durante o ano inteiro, para que o evento seja a culminância desse processo, destacando o que há de melhor em nosso município. Nosso teatro, por exemplo, tem direção de um artista pirpiritubense, e todo o elenco é formado por pessoas da cidade, o que reforça a valorização da nossa cultura local”, apontou Raíssa.

De acordo com a representante da Prefeitura Municipal, a agenda de atrações elaborada para o festival reflete o que foi desenvolvido, ao longo do ano, em reuniões, oficinas e ações de incentivo aos artistas participantes. “Temos mestres da madeira, como Antônio Trajano, bonequeiro e escultor, e é essencial dar visibilidade a esse trabalho durante o evento, que valoriza a cultura local. Promovemos encontros para que a população compreenda a importância de unir cultura e turismo. Além disso, esse é um período festivo, próximo ao aniversário da cidade, o que reforça a celebração da nossa identidade cultural”, salientou, referindo-se às comemorações da emancipação política de Pirpirituba, em 4 de dezembro.

Além das artes e da cultura, a secretária de Turismo ressaltou que outros grandes atrativos turísticos da cidade terão espaço na programação, como as experiências de aventura e a gastronomia. “A rota inclui nossas casas de farinha, restaurantes rurais e trilhas, pois o turismo, aqui, é essencialmente rural e de aventura. Valorizamos também o turismo gastronômico, com pratos típicos, como galinha de capoeira, buchada, banana, abacaxi e mel, que representam nossas raízes e nossa história”, concluiu.

Atrativos da programação incluem shows, exposições e missa

A abertura oficial do Raízes do Brejo em Pirpirituba está prevista para as 20h de 5 de dezembro (sexta-feira), na Praça da Cultura, onde será apresentado o espetáculo “Um Canto de Fé”, que exalta a forte tradição religiosa da cidade. Já o cantor Tinho Santos ficará encarregado do show de encerramento da noite.

Durante os três dias de evento, o público participante poderá visitar a exposição gastronômica e de artesanato Gente na Feira, aberta a partir das 18h. A mostra Janelas da Criação, composta por obras de artistas plásticos locais, também estará em exibição por todo o período do festival, na Câmara Municipal de Pirpirituba. 

Festival abrirá espaço para grupos e artistas pirpiritubenses

Outro destaque da agenda é a apresentação “Poesia e Viola”, que une a arte da viola ao repente e à literatura de cordel. A performance ocorrerá às 7h do dia 6 de dezembro (sábado), na Feira Livre. Às 11h, a programação segue para a Zona Rural pirpiritubense, com o evento culinário Sabor Rural, promovido no Restaurante Família Chico. A grande atração da segunda noite de rota cultural será o Pagode na Praça, reunindo os grupos Pagode do Meu Agrado, Pagode do Brás e QPagode para animar visitantes e moradores do município com sucessos de um dos ritmos mais tradicionais do país, o samba.

O último dia do Raízes do Brejo em Pirpirituba vai reverenciar a fé cristã da cidade, que tem no turismo religioso um de seus principais atrativos, destacando-se pela Festa de São Sebastião, em 20 de janeiro, e pela Festa do Rosário, realizada em outubro — ambas marcadas por missas, procissões e shows de artistas de renome regional e nacional.

As atividades do dia 7 de dezembro (domingo) começarão, assim, com a celebração de uma missa no Santuário Nossa Senhora de Fátima, às 10h, seguida do Almoço de Domingo no Restaurante Rural Café na Fazenda, que oferecerá pratos típicos do Brejo paraibano.

No período da tarde, a Praça da Cultura será palco do Tardezinha no Asfalto, com a realização de competições esportivas e atividades físicas ao ar livre. Encerrando o evento, haverá, no mesmo local, a partir das 16h, o Show de Talentos, que abrirá espaço para que talentos locais apresentem seus trabalhos e expressem a riqueza e a diversidade cultural do município.

Emancipação política será celebrada com corrida de rua

Como lembrou a secretária de Cultura e Turismo de Pirpirituba, a chegada da Rota Cultural Raízes do Brejo de 2025 na cidade ocorre em um momento especial: a celebração dos 72 anos de emancipação política do município. Até 2 de dezembro de 1953, Pirpirituba era considerada um distrito de Guarabira, conquistando sua autonomia administrativa dois dias depois, em 4 de dezembro.

Para marcar a data, as comemorações começam, no próximo dia 4, com a tradicional Corrida da Emancipação de Pirpirituba. A competição esportiva, que já se tornou símbolo do aniversário da cidade, contará com um percurso de 5 km, passando pelas principais ruas locais. A corrida reúne moradores e atletas em um momento de confraternização e celebração da história pirpiritubense.

As inscrições para os moradores da cidade são gratuitas, e a competição oferecerá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados, além de troféus para os cinco melhores corredores, nas categorias Local e Visitante. Todos os competidores receberão medalhas de participação, reforçando o caráter inclusivo e festivo do evento.

Patrimônio

Neste ano, o Raízes do Brejo foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba, por meio da Lei nº 13.944/2025, consolidando-se como uma importante iniciativa de incentivo ao turismo e à cultura no interior paraibano. O projeto mobiliza 10 municípios do Brejo, os quais, desde outubro, vêm se revezando na promoção de agendas locais com atrações em arte, música, gastronomia, artesanato e expressões culturais típicas da identidade brejeira, atraindo tanto moradores quanto visitantes de diversas regiões.

Além de abranger diferentes manifestações artísticas, o festival ocupa variados espaços nas cidades participantes. Em Pirpirituba, por exemplo, a programação vai se espalhar por restaurantes, feiras livres e praças públicas, transformando esses locais em palcos de celebração coletiva.

Em 2025, o circuito já passou pelas cidades de Lagoa de Dentro, Alagoinha, Serra da Raiz e Dona Inês. Hoje, conclui sua agenda de atrativos em Juarez Távora, de onde segue para Guarabira (de 28 a 30 de novembro). Depois de Pirpirituba, a rota chegará a Belém (12 a 14 de dezembro), Duas Estradas (19 a 21 de dezembro) e Pilõezinhos (26 a 28 de dezembro).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de novembro de 2025.