João Pessoa avançou significativamente na alfabetização de crianças na idade certa, registrando um aumento de 9,2 pontos percentuais (p.p.) de 2023 a 2024. O índice passou de 46,7% para 55,9%, fazendo com que a capital paraibana subisse cinco posições no ranking nacional das capitais — do 15o para o 10o lugar. No Nordeste, o município ocupa agora a quarta colocação.
Os dados são da avaliação nacional de 2024, que compõem o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), instrumento do Ministério da Educação (MEC) que mede o nível de alfabetização das crianças brasileiras. Com 55,9% dos alunos do 2o ano do Ensino Fundamental alfabetizados na idade certa, João Pessoa superou a meta nacional, que é de 52%.
A capital apresentou um avanço expressivo na fluência leitora de estudantes do 2o ano do Ensino Fundamental, de acordo com os dados da avaliação estadual do Sistema de Avaliação da Educação (Siave), realizada em 2024 dentro do programa Alfabetiza Mais Paraíba. A porcentagem de alunos que atingiram os níveis desejáveis de fluência passou de 46% em 2023 para 65% em 2024 — um crescimento de 19 p.p. A avaliação envolveu 4.807 estudantes da rede municipal de ensino.
O desempenho de João Pessoa superou tanto a média estadual, com um crescimento cinco p.p. acima, quanto a nacional, com um avanço 3,3 p. p. superior. Com esse desempenho, João Pessoa figura entre as 10 capitais com melhor índice de alfabetização infantil do Brasil.
Para a secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, o resultado é fruto de um esforço que reflete o compromisso coletivo com uma educação pública de qualidade e com o direito de cada criança de aprender a ler e a escrever na idade certa. “Reconhecemos e agradecemos o trabalho incansável dos professores e professoras, das equipes gestoras, dos especialistas, dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa (Sedec) e de todos que constroem, diariamente, uma educação comprometida com a aprendizagem”, disse a secretária.
América Castro também ressaltou a importância da participação familiar no processo de aprendizagem e nos avanços obtidos. Ela agradeceu às famílias dos estudantes da rede de ensino, reconhecendo-as como parceiras fundamentais nessa trajetória. Segundo a gestora, embora a conquista seja significativa, o compromisso com a educação permanece e os investimentos continuarão, pois as crianças merecem.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de julho de 2025.