O mês de fevereiro é tradicionalmente marcado pelas comemorações de Carnaval, em todo o Brasil. Enquanto muitos moradores de Campina Grande aproveitam o feriado para viajar ao litoral, há também quem prefira permanecer na cidade para participar do Carnaval da Paz, tradicional encontro de fé, espiritualidade e religiosidade realizado no período — atraindo, inclusive, muita gente de fora do município e até da Paraíba. A programação acontece de 12 a 17 de fevereiro, no Parque do Povo e em outros espaços, como o Teatro Municipal Severino Cabral, o Parque Evaldo Cruz e o Centro Cultural Lourdes Ramalho.
A montagem da estrutura — que inclui um pavilhão de 6 mil m2 no pátio superior do Parque do Povo, com capacidade para comportar 10 mil pessoas sentadas — começou ontem. A expectativa é que cerca de 100 mil visitantes passem pelo evento ao longo dos seus cinco dias de duração — em que serão reunidos diferentes movimentos religiosos, como a Consciência Cristã, atrelada ao público evangélico; o Crescer, mobilizado pela comunidade católica; e o Movimento de Integração Espírita na Paraíba (Miep).
Grande parte da estrutura vem de Recife (PE) e de outras cidades do interior de Pernambuco, mas também foram contratados profissionais de Campina Grande para a montagem. “É um evento de grande porte, que demanda muitas equipes em diversas áreas. A meta é concluir toda a montagem até o dia 10 de fevereiro, mas, a partir do próximo domingo [18], a população de Campina já começará a ver o espaço ganhando forma”, explicou o pastor Erimar Silva, supervisor da montagem.
Parque Evaldo Cruz recebe agenda de atividades para jovens
Chegando à sua 28ª edição em 2026, a Consciência Cristã é considerada o evento religioso que mais atrai participantes do país, reunindo cerca de 16 mil pessoas por dia, somente no Parque do Povo.
Neste ano, pela primeira vez, o Parque Evaldo Cruz será utilizado para sediar as atividades voltadas ao público adolescente. “Antes, utilizávamos o Teatro Municipal Severino Cabral, mas o espaço já não comportava mais o público. Agora, com o novo local, onde funciona também o pavilhão de quadrilhas juninas durante o São João, os jovens terão mais conforto e estrutura”, destacou o pastor Erimar.
Já na Pirâmide do Parque do Povo, permanecerá instalada a já conhecida Feira do Livro da Consciência Cristã (Felicc), que traz estandes de diversas editoras evangélicas nacionais e internacionais, oferecendo livros cristãos com descontos.
Presidente da Visão Nacional para a Consciência Cristã (Vinacc), entidade realizadora do evento, o pastor Euder Faber declarou que a programação deve alcançar um público diversificado. “A Vinacc conta com o apoio da maioria das igrejas evangélicas de Campina Grande e da Paraíba, e a programação é vasta, com eventos para mulheres, jovens e crianças, além de atividades paralelas”, pontuou Euder.
O pastor detalhou, ainda, que a estrutura do encontro incluirá uma praça de alimentação, setor de estandes e um pavilhão infantil no pátio inferior do Parque do Povo. “Além disso, utilizaremos outros espaços, como o Teatro Rosil Cavalcanti, o Clube da Bolsa e mais três templos evangélicos na área central de Campina Grande”, concluiu o pastor.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de janeiro de 2026.