Notícias

campina grande

Começam os preparativos para o Carnaval da Paz

publicado: 05/01/2026 09h03, última modificação: 05/01/2026 09h03
Programação, que reúne sete eventos religiosos, movimenta o setor turístico
2025.03.04 Encontro da Consciência Cristã © Julio Cezar Peres (7).JPG

No ano passado, mais de 219 mil pessoas participaram da programação do Carnaval da Paz | Fotos: Julio Cezar Peres

por Samantha Pimentel*

Durante o período carnavalesco, muita gente curte as festas, os bailes e os blocos de rua. Mas há também quem prefira aproveitar o feriado para descansar, refletir e fortalecer sua fé. Nesse cenário, o município de Campina Grande abriga o Carnaval da Paz, uma programação que reúne diversos eventos religiosos e atrai turistas de todo o país. Considerado o maior encontro de fé, espiritualidade e autoconhecimento do Brasil, ele inclui a Consciência Cristã, ligada à religião evangélica; o Crescer, promovido pelos católicos; o Movimento de Integração Espírita na Paraíba (Miep), além de outros eventos.

No período, a rede hoteleira da cidade costuma registrar alta ocupação dos seus leitos. Segundo informações da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ao todo, sete eventos compõem a programação do Carnaval da Paz. Além dos três já citados, há ainda: Palavra Revelada, Acampamento Verbo da Vida, E-Além e o Encontro da Nova Consciência.

De acordo com os dados da edição de 2025, o público circulante total, durante os sete eventos, foi de 219.400 pessoas. Desses, 20.464 foram de turistas e excursionistas (sendo 10.084 turistas e 10.380 excursionistas). Esse público representa 9,33% do total e, destes, 98,2% afirmaram que vão retornar para a edição 2026. A movimentação econômica do período em Campina Grande foi de R$ 16.375.835,36, e a ocupação hoteleira média do período foi de 72,8%. Para a próxima edição, em 2026, a expectativa é de um crescimento mínimo de 5% nesses indicadores.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tâmela Fama, ressaltou que o evento contribui para a economia local, aquecendo a rede de hotéis, restaurantes e demais segmentos ligados ao setor turístico. “Há alguns anos, a gente vem acompanhando a evolução do evento. E, no diálogo direto com os organizadores dos eventos que compõem a programação, isso fica ainda mais evidente. Nosso papel, como Poder Público, é seguir fortalecendo esse verdadeiro retiro espiritual que Campina Grande se torna no período do Carnaval, além de todas as ações que estão em curso no plano de fortalecimento do nosso calendário turístico”, afirma.

Consciência Cristã começa no dia 12 de fevereiro e terá 50 preletores

O presidente da Visão Nacional para a Consciência Cristã (Vinacc), Euder Faber, conta que o evento chega à 28a edição em 2026 e acontece de 12 a 17 de fevereiro. “Estamos com a programação pronta, e já disponível no nosso site. A expectativa de público é muito boa, sempre as pessoas que vêm gostam e convidam outras. E a gente também nunca esmorece, realizamos sempre a próxima edição como se fosse a primeira, não acho que tenha nada na vida consolidado, a gente tem que estar sempre procurando inovar e melhorar”. 

Euder Faber: programação já está disponível na internet

Os seis dias de evento, que vão contar com mais de 50 preletores do Brasil e do exterior, devem reunir mais de 100 mil pessoas. A programação acontece no Parque do Povo e em outros espaços no seu entorno, como o Teatro Municipal Severino Cabral, Parque Evaldo Cruz e Centro Cultural Lourdes Ramalho. “No dia 12 de janeiro, está previsto o começo da montagem da estrutura do Parque do Povo, com um pavilhão de 6 mil metros quadrados no pátio superior, com capacidade para 10 mil pessoas sentadas. Depois avançamos para a Pirâmide, onde montamos a maior feira de literatura evangélica do Brasil, a Felicc; e no pátio inferior, temos o setor de estandes, a praça de alimentação e o pavilhão kids”, explica.

O tema deste ano é “A Igreja de Cristo”, que busca trabalhar a unidade da Igreja Evangélica, muitas vezes criticada por conter várias ramificações diferentes, como explica Euder Faber. “Claro que nas questões secundárias há variações, mas, naquilo que é o cerne da fé cristã, nós temos isso em comum, então podemos dizer que a igreja de Cristo estará representada ali, buscando essa unidade”, destaca. O presidente da Vinacc ainda comenta que, atualmente, o evento atinge em sua maioria o público do Nordeste do país e que a intenção é expandir. No site conscienciacrista.org.br, é possível consultar a programação e obter mais detalhes do evento.

Crescer acontece no Centro de Convenções

Já o Crescer, Encontro Nacional da Família Católica, acontecerá de 13 a 17 de fevereiro de 2026 e está em novo local. Pela primeira vez, ele acontece no Centro de Convenções de Campina Grande, um espaço mais amplo e confortável para acolher o público, representando um novo capítulo na história do evento, segundo afirmam os organizadores. Com o tema “A minha família é uma bênção”, o encontro promove atividades de pregação, oração, formação, missas, adoração ao Santíssimo Sacramento, atividades para crianças e convivência. Além disso, outra novidade desta edição é a gravação do DVD “Famílias Cantando para Deus”, com William Sanfona e convidados nacionais.

Segundo o coordenador do Crescer e moderador-geral da Comunidade de São Pio X, promotora do evento, Gustavo Lucena, tudo está sendo planejado para receber os fiéis da melhor forma. “Estamos preparando tudo com ainda mais amor. Queremos que as famílias encontrem um ambiente acolhedor, preparado para receber cada participante com conforto e segurança, e que sintam o verdadeiro sentido de viver dias de graça unidos a Deus”, destaca. Em 2025, circularam pelo evento cerca de 80 mil pessoas, e a expectativa para 2026 é ampliar esse número. Neste ano, o Crescer também foi incluído oficialmente no Calendário Nacional do Turismo Religioso, após aprovação da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, por meio de requerimento apresentado pela deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP), reconhecendo a importância do evento no cenário nacional da fé e da evangelização. Mais informações podem ser obtidas pelo site encontrodafamiliacatolica.com.br.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 03 de janeiro de 2026.