O município de Cuité, localizado no Curimataú paraibano, é a mais nova cidade do estado a integrar oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro. A certificação foi concedida pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos interlocutores estaduais da iniciativa, em reconhecimento ao potencial turístico local.
Com o ingresso no mapa nacional, Cuité passa a fazer parte de uma área reconhecida como região turística na Paraíba, o que reforça sua importância no cenário estadual do setor e amplia as oportunidades para o desenvolvimento do município. Afinal, a certificação federal indica que a cidade apresenta qualidades que a habilitam a receber investimentos e executar projetos dedicados ao fortalecimento do turismo, durante o período de validade do certificado — que corresponde a um ano.
O prefeito de Cuité, Caio Camaraense, comemorou a novidade e ressaltou seu impacto para o município. “Receber essa certificação do Ministério do Turismo é um marco importante para Cuité. Isso mostra que estamos no caminho certo, fortalecendo nossa identidade, valorizando nossa cultura e abrindo portas para novos investimentos. O turismo é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento econômico e social, e essa inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro vai nos permitir avançar ainda mais em projetos que beneficiem nossa cidade e nossa gente”, pontuou.
Entidade regional
Com o intuito de fomentar o segmento turístico local, Cuité já integra o Fórum de Turismo Sustentável do Curimataú, que busca impulsionar o desenvolvimento da área por meio da valorização da cultura, da economia e das potencialidades das cidades da região.
Uma das realizações da entidade é o Festival de Inverno das Serras, cuja primeira edição, lançada no fim de julho, já passou por Serra da Raiz, Barra de Santa Rosa, Araruna e Cuité, seguindo ainda para Dona Inês (de 27 a 31 de agosto) e Cacimba de Dentro (3 a 7 de setembro) — onde será encerrada.
Sistema de fomento
O Mapa do Turismo Brasileiro é considerado um instrumento estratégico que orienta a aplicação de políticas públicas voltadas para o setor turístico no país. Ele define as áreas prioritárias de atuação do Governo Federal e possibilita o direcionamento de investimentos para ações de infraestrutura, qualificação e promoção do turismo.
Já o objetivo do Programa de Regionalização do Turismo é descentralizar e regionalizar a gestão do segmento, fortalecendo o trabalho integrado entre municípios, estados e União. Assim, Cuité deverá contar com maior apoio para planejar e implementar projetos que estimulem a atividade turística e a economia criativa no município.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de agosto de 2025.