Do artesanato de sisal de Barra de Santa Rosa à gastronomia de Dona Inês; das trilhas e museus históricos de Cuité ao clima ameno de Araruna; da força da cultura popular em Serra da Raiz aos encantos naturais de Cacimba de Dentro. A partir de 30 de julho, o Curimataú da Paraíba une-se em uma grande celebração cultural, com o Festival de Inverno das Serras, evento que percorre seis municípios da região serrana do Curimataú até o dia 7 de setembro.
A proposta é criar uma rota cultural que ultrapasse a ideia de shows e palcos. “A gente quer mostrar o que tem para fazer e conhecer durante o dia nos municípios. Um destino complementa o outro”, explica Ricardo Câmara, presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Curimataú e secretário de Turismo de Araruna.
Realizado de forma itinerante, o festival acontecerá sempre de quarta-feira a domingo, com atividades distintas em cada localidade. A abertura será em Serra da Raiz (30 de julho a 3 de agosto), seguida por Barra de Santa Rosa (6 a 10 de agosto), Araruna (13 a 17 de agosto), Cuité (18 a 23 de agosto), Dona Inês (27 a 31 de agosto) e Cacimba de Dentro (3 a 7 de setembro).
Entre os destaques da programação, estão as apresentações de Seu Pereira e Coletivo 401, Mestre Fuba, Renata Arruda, Sandra Belê, Juzé, Kevin Ndjana entre outros nomes da música paraibana. O público também encontrará oficinas de gastronomia e artesanato, exposições, cinema na rua, atividades para crianças, cavalgadas, pedaladas e trilhas ecológicas.
Mais que entretenimento, o evento foi pensado para movimentar a economia criativa e consolidar a região como destino turístico. Segundo Ricardo, o festival deve atrair de sete a 10 mil pessoas por dia, com maior fluxo nos fins de semana. “A gente quer estimular os pequenos negócios, gerar trabalho, fazer a economia circular”, afirma.
A iniciativa é fruto da união entre as prefeituras dos municípios envolvidos e conta com apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). “É mais uma ação que proporciona o fortalecimento da cultura paraibana, porque investe na gente da terra, na valorização da arte, nas raízes de nossa Paraíba”, frisa Pedro Santos, titular da Secult.
Objetivo é ingressar no calendário turístico da PB
O evento foi idealizado a partir de uma experiência anterior da cidade de Dona Inês, em 2023. A iniciativa transformou-se em projeto coletivo e regional, com o objetivo de se tornar parte do calendário turístico anual da Paraíba. “É o primeiro, mas queremos fazer nos próximos anos também”, antecipa Ricardo Câmara.
O festival busca deixar um legado duradouro para os municípios participantes. O maior impacto está na valorização da cultura popular e no fortalecimento da autoestima de artistas e grupos folclóricos da região. “Muitas vezes, a gente foca em grandes atrações nacionais, mas esquece que aqui perto tem muita gente boa. Esse evento é uma vitrine para os talentos da terra e uma oportunidade de multiplicar saberes, por meio das oficinas e capacitações. É a cultura local que move esse projeto”, resume o secretário de Turismo de Araruna.
Além das atividades artísticas, o festival também investe na qualificação da população local. Por meio de parcerias com o IFPB, o Sebrae e o Senai, estão sendo oferecidos cursos voltados para o setor de hospitalidade, como produção de drinks e coquetéis com insumos da agricultura familiar. “Isso é importante para valorizar os arranjos produtivos locais e profissionalizar quem já atua no setor”, destaca Ricardo.
O Festival de Inverno das Serras é também uma aposta na regionalização do turismo. Cidades como Araruna, por exemplo, concentram boa parte da estrutura de hospedagem do Curimataú e funcionam como base para que visitantes explorem atrativos em cidades vizinhas. Como reforça Ricardo, “mesmo que um município não tenha tantos leitos, ele pode oferecer experiências ricas e únicas que valorizam a identidade local”.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de julho de 2025.