Notícias

Recursos Hídricos

Governo da PB instala mais de 600 sistemas de abastecimento de água

publicado: 23/07/2025 08h45, última modificação: 23/07/2025 08h45
20d7b2b5-c9ae-42dd-b7da-bffc84dae438.jpeg

Novos sistemas terão equipamentos alimentados por energia solar | Foto: Divulgação/Secom-PB

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), está instalando 630 sistemas singelos de abastecimento de água em comunidades rurais de 63 municípios do Sertão e Alto Sertão paraibanos. A iniciativa contempla 10 comunidades por município, com investimento total de R$ 40,5 milhões, oriundos de recursos próprios do Estado.

O projeto tem como objetivo substituir sistemas antigos, movidos a catavento ou a energia convencional, por equipamentos alimentados por energia solar (fotovoltaica). Até o momento, 150 dos 630 poços contratados já foram perfurados, e os trabalhos seguem conforme o cronograma estabelecido.

A ação consiste na perfuração de um poço tubular, com cerca de 50 m de profundidade; teste de vazão; análise da água e instalação de um kit fotovoltaico composto por seis módulos de 340 watts; inversor de frequência de 2,2 kW e bomba submersa com capacidade de vazão de aproximadamente 2 mil l/h. A estrutura também conta com adutora de 32 mm de diâmetro, reservatório com capacidade para cinco mil litros, chafariz e clorador de pastilhas, garantindo eficiência e qualidade na distribuição da água.

Segundo o secretário da Seirh, Deusdete Queiroga, “esse é um ato que visa atender a uma demanda apresentada pelos gestores municipais e se soma a outros programas em execução no estado, como o Procase — Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú —, que atende as regiões do Cariri e Curimataú, o Projeto Cooperar, com perfuração de poços e construção de cisternas, o Programa Água Doce (PAD) e o Programa Água para Todos, presentes em todas as regiões, levando água de qualidade e contribuindo para a melhoria da vida dos paraibanos”.

Os municípios inicialmente contemplados são: Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó, Lagoa, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, São Bento, São José do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo, Uiraúna, Aparecida, Cajazeirinhas, Condado, Lastro, Malta, Marizópolis, Nazarezinho, Paulista, Pombal, Santa Cruz, São Bentinho, São Domingos, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Sousa, Vieirópolis, Vista Serrana, Areia de Baraúnas, Cacimba de Areia, Mãe D’Água, Passagem, Patos, Quixaba, Santa Terezinha, São José de Espinharas, São José do Bonfim, Água Branca, Cacimbas, Desterro, Imaculada, Jurú, Manaíra, Maturéia, Princesa Isabel, São José de Princesa, Tavares e Teixeira.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de julho de 2025.