Notícias

CPNU

Estado registra 43,6% de abstenção

publicado: 07/10/2025 08h17, última modificação: 07/10/2025 08h17
Número de ausências cai em relação ao ano passado, no entanto mais de seis mil candidatos não realizaram a prova
Estudantes 2_Rovena Rosa_Agência Brasil.jpg

Gabaritos preliminares estão disponíveis e candidatos podem recorrer até 8 de outubro; provas foram realizadas sem incidentes | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

por Pedro Alves*

A abstenção do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) deste ano na Paraíba foi de 43,6% dos 14.955 inscritos para a prova, realizada no último domingo (5). A informação é do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Pelo segundo ano seguido, o estado foi o segundo do Nordeste com o menor número de faltosos, atrás apenas de Pernambuco (41,2%), assim como em 2024. No ranking nacional dos estados com menores abstenções, a Paraíba ficou em nono lugar.

A taxa de abstenção na Paraíba foi um pouco maior que a média nacional, que ficou em 42,8%. Tanto no estado quanto no país, o índice de ausências foi menor que no concurso do ano passado — em 2024, 54% dos candidatos faltaram no Brasil e 53,6%, na Paraíba.

No exame realizado no último domingo, o Amazonas registrou a maior taxa de abstenção, com 51,2% de ausentes, enquanto o Distrito Federal teve o menor percentual, de 30,8%.

No país, o número de inscritos no concurso foi de 761.545 pessoas, e compareceram aos locais de prova 435 mil candidatos. Na Paraíba, foram 6.521 concorrentes que não compareceram, enquanto que 8.434 pessoas prestaram o exame no último domingo nas quatro cidades que sediaram as provas: João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa.

Sem ocorrências

A reportagem do jornal A União entrou em contato com a Polícia Civil da Paraíba, que, por meio da sua assessoria, garantiu que o concurso foi realizado em clima de muita tranquilidade. Nenhuma ocorrência foi registrada nos municípios que receberam provas do certame.

Na segunda edição do CPNU, foi realizada uma operação de segurança que integrou órgãos estaduais e federais, que foram supervisionados por três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), que municiaram as instituições com um monitoramento em tempo real.

A integração contou com profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros Militar, além do apoio da Fundação Getulio Vargas (FGV), que é a banca que elaborou e aplicou as provas no último domingo.

Gabaritos

Os 36 gabaritos preliminares das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU2) já estão à disposição dos candidatos que concorreram na primeira fase do concurso. Os interessados em conferir as respostas precisam acessar o site da banca do certame.

Recursos

Os candidatos que quiserem recorrer já podem fazer os questionamentos, o prazo vai até amanhã, às 23h59. Os recursos podem ser feitos por meio do portal do candidato.

Calendário

De acordo com o cronograma do CPNU, os gabaritos definitivos serão divulgados no dia 12 de novembro, data em que também serão divulgadas as notas finais das provas objetivas e que será realizada a convocação dos classificados para a segunda fase do certame.

Nessa mesma data, haverá ainda a convocação para avaliação de títulos e para os procedimentos de verificação da condição declarada no ato de inscrição no tocante a cotas raciais e de pessoas com deficiência (PcD).

A prova discursiva será aplicada no dia 7 de dezembro. Ainda conforme o calendário já divulgado do CPNU, o resultado preliminar da segunda fase sairá no dia 23 de janeiro do ano que vem. O cronograma do concurso encerra no dia 16 de março de 2026, com o início das convocações dos candidatos e candidatas que forem aprovados para os cargos ofertados.

Nesta segunda edição do CPNU, estão sendo ofertadas 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 vagas para o nível superior e 508 para o nível médio. São 2.480 vagas imediatas e 1.172 vagas para preenchimento no curto prazo após a homologação dos resultados​, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 07 de Outubro de 2025.