Notícias

Influenza

Estado registra baixa adesão à vacina

publicado: 22/07/2025 08h32, última modificação: 22/07/2025 08h32
Cobertura é menor que a média nacional estipulada e está muito distante da meta de 90% estabelecida pelo MS
72a3d63c-97ad-44ee-8c21-cf4a01ab3c61.jpeg

Com 42% do público-alvo vacinado, autoridades reforçam o alerta diante do avanço dos casos de SRAG entre crianças e idosos | Foto: Roberto GUedes

por Joel Cavalcanti*

Faltam apenas nove dias para o encerramento da campanha de vacinação contra a influenza, e a Paraíba ainda registra uma cobertura vacinal preocupante: apenas 42% do público prioritário foi imunizado até agora. O dado está bem abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 90%, e acende um alerta diante do cenário crescente de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre crianças pequenas e idosos.

O cenário nacional também preocupa. No Brasil, apenas 44,57% do público-alvo foi vacinado até agora. Em João Pessoa, a adesão é ainda mais baixa: só 21,89% das pessoas que integram os grupos prioritários procuraram a vacina até o momento. A campanha já havia sido prorrogada antes, justamente, devido à baixa procura. De acordo com o novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, a incidência de SRAG é classificada como sendo de risco e está elevada na Paraíba, com tendência de aumento na população idosa, associada à influenza A. 

“É fundamental que os grupos prioritários aproveitem esses últimos dias para se proteger”, reforça Silmara Pinheiro, responsável técnica pelo setor de SRAG da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo ela, o estado vem enfrentando um aumento nos casos graves associados à influenza A, principalmente entre os idosos.

De acordo com o boletim epidemiológico mais recente da SES, a Paraíba já soma 2.553 notificações de SRAG em 2025, um aumento de 2,62% em relação ao mesmo período do ano passado. “A população mais acometida continua sendo as crianças abaixo de cinco anos e os idosos acima de 60 anos”, alerta Silmara em entrevista para a Rádio Tabajara.

A campanha nacional segue até o dia 31 de julho, e, desde ontem (21), as doses passaram a ser destinadas exclusivamente ao público de risco: crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. A decisão segue orientação da SES com o objetivo de ampliar a imunização entre os mais vulneráveis.

Campanhas

Apesar da baixa adesão, as equipes da Saúde continuam mobilizadas na campanha. A Prefeitura de João Pessoa promoveu no último sábado (19) o Dia D de Multivacinação, aplicando 5.387 doses da vacina contra a influenza e outras 3.263 de vacinas de rotina. “Tivemos uma adesão além do esperado. Em comparação ao último Dia D, aplicamos quase duas mil doses a mais”, avaliou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Silmara Pinheiro alerta que os esforços precisam ser intensificados. “A vacinação continua sendo a estratégia mais eficaz frente às síndromes respiratórias. A SES vem se mobilizando para garantir a cobertura vacinal, com estratégias de ampliação do serviço”, pontua.

Em João Pessoa, a vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Também é possível se vacinar nas policlínicas municipais, no Centro Municipal de Imunização (CMI), localizado no bairro da Torre, (das 8h às 16h) e em três postos móveis, das 12h às 21h, localizados no Home Center Ferreira Costa, Shopping Sul e Shopping Tambiá.

Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto ou certidão de nascimento (para crianças), Cartão SUS e a caderneta de vacinação. Pessoas acamadas podem agendar a vacinação domiciliar pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de julho de 2025.