Notícias

muriçocas do miramar

Mostra de estandartes abre agenda do bloco

publicado: 16/01/2026 08h48, última modificação: 16/01/2026 08h48
Grupo celebra 40 anos, em 2026, com eventos e lançamentos na capital
2026.01.15 exposição muriçocas_Renato © Carlos Rodrigo (16).JPG

Exibição de obras e de registros visuais rememora a história do Carnaval pessoense | Fotos: Carlos Rodrigo

por Carolina Oliveira*

Com a inauguração da exposição “Muriçocas do Miramar: 40 anos de arte e estandartes”, o Bloco Muriçocas do Miramar deu início à sua programação de 2026, ontem, às 19h, na Galeria de Arte da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. Reunindo estandartes, obras e registros visuais que narram a trajetória estética e política do bloco, a mostra traz uma produção artística que rememora a história do Carnaval pessoense. “Essa exposição está levando todos os estandartes, destacando também os artistas. O Muriçocas é o único bloco no Brasil que tem uma exposição itinerante, de artistas plásticos que fizeram esse trabalho anual”, comentou Fuba, criador e puxador oficial do bloco.

Além da mostra, que fica aberta à visitação até 1º de fevereiro, a programação que celebra os 40 anos do Muriçocas inclui o lançamento de uma nova camiseta comemorativa do bloco — evento que acontece hoje, no Loca Como Tu Madre, em Miramar, e inclui a divulgação da agenda do desfile do bloco, em 11 de fevereiro, e as apresentações do homenageado da edição e do artista responsável pelo estandarte, além de concertos do Maracastelo e da Orquestra PB Pop de Frevo. 

Na data que marca o fim da exposição, será lançado o livro “A Celebração da Alegria — 40 anos de Muriçocas”, publicação da editora A União. “É um livro que tem um teor jornalístico, didático e histórico. E também, de certa forma, biográfico, porque estou contando essa experiência que aconteceu na minha vida”, explicou Fuba, relatando que a obra resgata, em detalhes, a trajetória do bloco.

Segundo Fuba, o livro contempla a história do Carnaval da Paraíba através dos 40 anos de existência do Muriçocas. “Conto toda a história do bloco. A gente tem, nesses 40 anos, resistido bastante. Como se trata de um bloco aberto, que não tem essa visão mercantilista, a dificuldade é maior. Mas a gente nunca deixou de resistir a isso e está sempre levando para a avenida essa celebração”.

Diversos blocos de Carnaval surgiram a partir do Muriçocas. O grupo chegou a ser apontado como o maior bloco de arrasto pré-carnavalesco do mundo, segundo dados do “Guinness Book”, e é hoje reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba e de João Pessoa.

Em referência ao título do livro, Fuba destaca o Carnaval pessoense como “uma celebração da alegria”, ressaltando a liberdade e criatividade que o Muriçocas desperta nos foliões. “A gente tem um grande diferencial, já que as pessoas se preparam, fantasiam-se, tem essa conotação de diversidade mesmo. Tem essa coisa, no inconsciente coletivo da cidade, porque a gente começou com isso, estimulando as pessoas a usar fantasias”, concluiu.

Um EP comemorativo também será lançado em 1o de fevereiro. “São músicas que fiz para o Muriçocas e não gravei. Todo ano, eu fazia uma música para o bloco — até os 10 anos, cada ano teve o seu hino. Depois, eu compus em outras datas comemorativas. Então, gravei todas essas músicas agora, inclusive com o hino deste ano”, revelou Fuba.

Programação:

Confira a agenda de eventos do bloco para este ano:

Lançamento da camiseta 2026 (hoje)

  • Loca Como Tu Madre — Miramar
  • Apresentação da camisa, do homenageado do ano (Zé Catimba e o samba) e do artista do estandarte (Demetrius Montenegro)
  • Atrações: Orquestra Pop de Frevo e Maracastelo

Muriçocas do Miramar: Esquenta pros 40 (31 de janeiro)

  • Desfile da Av. General Osório até a Cidade da Imagem Conventinho (Centro Histórico)

Lançamento de livro e encerramento da exposição (1° de fevereiro)

  • Usina Cultural Energisa

Acorde Miramar (10 de fevereiro)

  • Desfile pelas ruas do Miramar

Bloco Muriçocas do Miramar (11 de fevereiro)

  • Av. Tito Silva e Av. Epitácio Pessoa

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de janeiro de 2026.