Notícias

poluição ambiental

Orla Limpa lança nova ferramenta para denúncias de irregularidades

publicado: 16/01/2026 08h40, última modificação: 16/01/2026 08h40
gt-orla-limpa.jpg

Plataforma foi inaugurada em evento na sede do MPPB | Foto: Divulgação/MPPB

A população dispõe de uma nova ferramenta para denunciar irregularidades na orla de João Pessoa, como despejos clandestinos de esgoto e poluição ambiental. Trata-se do site, lançado, ontem (15), pela Operação Orla Limpa — integrada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal da capital.

O objetivo da iniciativa é o combate ao vazamento irregular de efluentes na faixa costeira da cidade, a partir do reforço de fiscalizações ambientais e de ações de conscientização da população. Desde a semana passada, órgãos como a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) têm intensificado as inspeções de estabelecimentos situados na orla, notificando aqueles que apresentam irregularidades do sistema de esgotamento sanitário.

Apresentada ontem, em evento promovido na sede do MPPB, a plataforma on-line do Orla Limpa destina-se ao recebimento de denúncias relacionadas a esse tipo de problema, permitindo que a população contribua com as autoridades ambientais e registre ocorrências, as quais serão automaticamente encaminhadas aos órgãos competentes, para análise e providências.

Segundo a secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, a ferramenta foi desenvolvida com o propósito de integrar os canais de denúncia existentes e assegurar maior eficiência no encaminhamento das demandas. “O site da Operação Orla Limpa representa mais um instrumento de participação social, permitindo que a população registre ocorrências e tenha a garantia de que elas serão encaminhadas de forma ágil aos órgãos responsáveis”, destacou.

Para o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Leonardo Quintans, o lançamento de ontem é resultado da interlocução positiva entre os órgãos estaduais e municipais envolvidos na empreitada — criada a partir de uma reunião convocada pelo MPPB. “Tivemos um diálogo muito produtivo, no sentido de unir esforços em torno do interesse público. O trabalho [da Operação Orla Limpa], nessa primeira semana, já rendeu bons resultados, com boa repercussão social. E, hoje, temos o resultado do que ficou ajustado para toda essa parte da comunicação social. Queremos agradecer a presença de todos e parabenizar por esse esforço conjunto, para que alcancemos benefícios para a sociedade de João Pessoa”, declarou Leonardo, durante a solenidade na capital.

A Prefeitura Muncipal de João Pessoa participa da operação por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de janeiro de 2026.