O Ministério Público da Paraíba (MPPB) marcou, para a próxima segunda-feira (19), uma audiência com o objetivo de apurar possíveis crimes ambientais relacionados à morte de peixes e à poluição da água do Açude Velho, em Campina Grande. A reunião foi agendada após o órgão determinar que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), identifique e responsabilize os autores do despejo irregular de esgoto na rede de águas que deságua no açude.
Segundo Lílian Ribeiro, coordenadora de Meio Ambiente da Sesuma, as fiscalizações começaram ontem e os resultados serão apresentados na audiência da próxima semana.
A requisição oficial foi feita pelo promotor Hamilton de Souza Neves, titular da Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Social de Campina Grande, na última terça-feira (13). A ação ocorreu após o grave episódio que provocou a morte de mais de 10 toneladas de peixes no principal cartão-postal da cidade nos últimos dias.
De acordo com o promotor, a Sesuma deve realizar vistorias imediatas em residências e estabelecimentos comerciais próximos ao Açude Velho, com o intuito de identificar, autuar e multar responsáveis por ligações clandestinas de esgoto sem tratamento. Além das penalidades administrativas, os infratores serão encaminhados ao Ministério Público da Paraíba para a apuração de responsabilidades civis e criminais.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de janeiro de 2026.