Notícias

crime ambiental

Papagaio da Bica é resgatado em JP

publicado: 08/07/2025 08h33, última modificação: 08/07/2025 10h08
Animal foi localizado pela Guarda Civil, em uma comunidade do bairro do Roger; arara já havia sido encontrada
Divulgação Guarda Civil JP (2).jpg

Ave estava presa em uma gaiola e foi encaminhada ao Cetas para recuperação | Fotos: Divulgação/GCM-JP

A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa (GCM-JP) localizou e resgatou, ontem, um papagaio que havia sido furtado do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, o Parque da Bica. A ave foi encontrada durante uma ação de patrulhamento e inteligência na comunidade do S, no bairro do Roger. Protegido por lei, o animal foi imediatamente encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Cabedelo, onde recebeu os cuidados necessários.

O furto da ave aconteceu na manhã do dia 29 de junho e vem sendo investigado pela Polícia Civil da Paraíba (PCPB), por meio da Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente. Além do papagaio, os criminosos haviam levado uma arara-macau, que foi recuperada na última sexta-feira (4), no bairro de Engenho Velho, também na capital paraibana.

Medidas

A instalação de câmeras de segurança, o aumento do efetivo da Guarda Civil e o acionamento da equipe de Inteligência da Secretaria de Segurança do município são algumas providências que vêm sendo tomadas pela Prefeitura de João Pessoa, após o furto dos animais. O tráfico de animais silvestres está tipificado no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de infrações administrativas e multas. Portanto, vender, comprar ou comercializar animais silvestres é crime ambiental.

A população pode denunciar crimes ambientais para a GCM-JP, anonimamente. Para isso, basta acessar os canais oficiais da corporação, como o Disque 153. Também é possível fazer denúncias à Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam-JP), pelo Acácia Chatbot, que funciona por meio do WhatsApp (83) 3218-9208; pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão; ou pelo Disque Denúncia, que funciona todos os dias da semana, das 8h à meia-noite, no número (83) 3213-7012.

Polícia Militar apreende 20 aves em cativeiro

Policias levaram estruturas que detinham os bichos | Foto: Divulgação/PMPB

Uma ação conjunta entre a Força Tática do 6º Batalhão (6º BPM) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) resultou na apreensão, na tarde de domingo (6), de quase 20 aves da fauna silvestre, além de gaiolas, no bairro das Capoeiras, em Cajazeiras, no Sertão paraibano. O material estava em um bar, com um suspeito que já possui antecedentes criminais e que mantinha os animais em cativeiro, sem autorização.

De acordo com o 6º BPM, o infrator foi conduzido e apresentado na delegacia em Cajazeiras. Contra ele, foi aplicada uma multa de R$ 10.700, pelo crime ambiental. Ainda segundo a unidade, a ação faz parte das operações de fiscalização ambiental realizadas pelo Poder Público para garantir o cumprimento da legislação e a proteção ao meio ambiente.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 8 de julho de 2025.