Notícias

salão do artesanato

Paraibanos expõem em São Paulo

publicado: 14/05/2026 09h18, última modificação: 14/05/2026 09h18
Estado conta com 14 representantes, na capital paulista, de tipologias como bordado, cerâmica e renda renascença
Divulgação Secom-PB (1).jpg

Pedro Nunes, que trabalha com madeira, celebra oportunidade de divulgação do trabalho | Fotos: Divulgação/Secom-PB

Artesãos do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), participam, em São Paulo, da 22ª edição do Salão do Artesanato — Raízes Brasileiras. O evento deste ano, que tem como tema “O artesanato está em tudo”, ocorre até o próximo domingo (17), no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. Bordado, cerâmica, crochê e renda renascença são algumas das tipologias que representam a Paraíba na feira, a qual tem a participação de mais de 700 expositores de todo o país.

A primeira-dama do estado e presidente de Honra do PAP, Camila Mariz, destacou a importância do salão de São Paulo para o segmento paraibano. “O sentimento é de muita felicidade em ver esse ritmo do artesanato paraibano. Na semana passada, [tivemos] uma exposição na Alemanha. E, já nesta semana, nossos artesãos e artesãs participam dessa grande feira em São Paulo, com oportunidade de bons negócios”, celebrou.

“No início de junho, teremos o nosso salão, em uma megaestrutura 50% maior que a do ano passado, na entrada de Campina Grande, em meio a O Maior São João do Mundo. Ou seja, o artesanato paraibano está com tudo. E assim vai seguir”, completou. 

Para a ceramista Nenê Cavalcanti, evento também traz “grande energia”

Quatorze artesãos, selecionados em março por meio de um edital público, ocupam dois espaços, apresentando o que há de mais genuíno na produção artesanal paraibana. Um dos estandes foi cedido pelo Programa do Artesanato Brasileiro, vinculado ao Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (PAB/MEMP); o outro estande foi ofertado pelo Sebrae nacional. “[Esse é] mais um grande momento para o nosso artesanato, que gera renda e, ao mesmo tempo, divulga nossa cultura, fortalecendo também o turismo da Paraíba. Por isso, o Salão do Artesanato — Raízes Brasileiras é tão aguardado”, acrescentou a secretária da Setde, Marianne Góes.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, também destacou a importância do salão de São Paulo para a comercialização e divulgação do artesanato paraibano. “O Salão do Artesanato — Raízes Brasileiras é um dos mais importantes tanto para vendas e encomendas quanto para a divulgação — é uma importante vitrine brasileira, com lojistas e galeristas do Brasil inteiro. Nestes dois belíssimos espaços cedidos pelo PAB e pelo Sebrae Nacional, teremos o melhor do que é produzido na Paraíba, em bordado, cerâmica, crochê, labirinto, macramê, madeira, renda renascença e tecelagem. Ou seja, a produção artesanal do Litoral ao Sertão vai estar aqui em São Paulo”, observou.

Oportunidades

Participar do Salão do Artesanato — Raízes Brasileiras é motivo de celebração pelos artesãos paraibanos. Afinal, o evento tem 700 expositores e conta com a presença de lojistas e galeristas de todo o Brasil, o que potencializa as chances de negócios e divulgação.

A ceramista Nenê Cavalcanti, de João Pessoa, definiu dessa maneira a participação dela e dos demais colegas no salão paulista. “Eu me sinto muito feliz: estar aqui é como renovar a alma. Além da oportunidade de vendas e encomendas, há uma grande energia nesse evento: vem um e me abraça; vem outro e me dá um cheiro. Só tenho a agradecer ao Governo da Paraíba, em nome de Marielza Rodriguez, ao Sebrae e a todos que patrocinam essa grande festa”, comemorou.

Já Pedro Nunes, da tipologia madeira, veio de Campina Grande e espera por bons resultados. “A importância de estarmos em um evento como esse é que temos a oportunidade de divulgar ainda mais o nosso trabalho e fazer com que a cultura do Nordeste seja cada vez mais conhecida. Estamos com uma expectativa excelente para essa feira e só temos a agradecer ao Programa do Artesanato Paraibano, ao Sebrae e a outros parceiros”, comentou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de maio de 2026.