Os profissionais responsáveis por gerir os Recursos Humanos (RH) do estado da Paraíba reuniram-se, ontem, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, localizado no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. O Encontro de Recursos Humanos 2025 foi promovido pela Secretaria de Administração do Estado da Paraíba (Sead) com o objetivo de fortalecer a gestão de pessoas no setor público, compartilhar boas práticas e incentivar o diálogo entre os profissionais da área.
De acordo com a diretora de Recursos Humanos do Estado da Paraíba, Graça Aquino, existe um Grupo de Trabalho (GT) que reúne os RHs de cada secretaria e órgão estadual. “Dentro desse contexto, a gente traz aqui alguns casos de sucesso para servir de exemplo e parâmetro para cada RH em sua secretaria”, esclareceu.
A secretária-executiva de Modernização e Transformação Digital, Jacqueline Gusmão, foi uma das palestrantes do evento e tratou da temática “O RH como agente de transformação digital nas administrações públicas”. Segundo ela, “a transformação digital envolve todas as áreas do governo, especialmente o setor de Recursos Humanos. Também abordamos ferramentas e soluções disponíveis no mercado que podem ser adotadas pelos RHs para modernizar a gestão pública. Além disso, destacamos que, na era da inteligência artificial, o papel do RH passa a ser cada vez mais estratégico e menos operacional”.
O gerente de Gestão de Pessoas da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Givago Richard Carneiro, foi um dos participantes do evento, assim como outros integrantes do RH da EPC. “É o primeiro evento em que os Recursos Humanos do Estado reúnem-se para discutir assuntos que são tão importantes no dia a dia, tendo em vista que trabalhamos com pessoas, e isso é muito complexo. São vários assuntos que precisam ser abordados para que consigamos, nos nossos órgãos, fazer a diferença, trabalhando com os colaboradores de forma eficiente”, pontuou Givago.
A abertura do evento foi realizada pelo secretário de Estado de Administração, Tibério Limeira, que ressaltou que o encontro seria baseado em uma troca de aprendizados, que visa estimular os servidores e melhorar o serviço público. “Para que, naturalmente, reforcemos o nosso compromisso e nossa responsabilidade com essa política do Estado”, afirmou o secretário sobre o objetivo do encontro.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 9 de julho de 2025.