Notícias

irregularidades ambientais

Sudema notifica quatro locais na orla

publicado: 14/01/2026 08h39, última modificação: 14/01/2026 08h39
Situados em Tambaú, Cabo Branco e Manaíra, estabelecimentos comerciais deverão adequar estruturas de esgoto
116ff9bc-e5b5-4ad0-b994-4ef2765fb4ee.jpeg

Série de fiscalizações integra uma nova força-tarefa, que reúne órgãos estaduais e municipais para evitar vazamento de efluentes | Fotos: Divulgação/Sudema

por Camila Monteiro*

Quatro estabelecimentos da região costeira de João Pessoa foram notificados, ontem (13), pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), durante o segundo dia de fiscalizações da Operação Orla Limpa. O órgão identificou irregularidades ambientais em empreendimentos situados nos bairros de Tambaú, Cabo Branco e Manaíra.

Conforme informado pela Sudema, o Bar do Cuscuz foi notificado para realizar reparos no sifão da caixa de gordura, enquanto a confeitaria Lá Trufel deverá adequar a ligação de uma pia no primeiro andar à rede principal de esgoto do estabelecimento. Para ambas as correções, o órgão estadual determinou o prazo de 72 horas.

A Sudema também notificou a panificadora Eldorado, para readequação e impermeabilização da caixa coletora de esgoto, e o Braseiro Restaurante e Churrascaria, para a construção de uma caixa de gordura, já que foi constatada a ausência de uma estrutura do tipo. O prazo para a tomada de providências nesses casos é de 15 dias.

De acordo com a Sudema, novas vistorias serão promovidas, após os períodos determinados, para verificação do cumprimento das exigências. O estabelecimento que não se adequar poderá sofrer penalidades como autuação, embargo e suspensão de licenças ambientais.

As inspeções contaram, ainda, com a presença de representantes da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa. 

Esforço conjunto

A Operação Orla Limpa é uma iniciativa do Ministério Público da Paraíba (MPPB), em conjunto com diversos órgãos ambientais estaduais e municipais, com o objetivo de avaliar a adequação das ligações de esgoto nos empreendimentos comerciais localizados na orla de João Pessoa, especialmente no que se refere à manutenção das caixas de gordura, evitando riscos iminentes de transbordamento provocados pelo acúmulo de resíduos.

Hoje, terceiro dia de atividades, as fiscalizações serão focadas em Manaíra.

Praias de Jacarapé e do Bessa recebem mutirões de limpeza

O projeto Praia Limpa 2025–2026 continua levando ações de educação ambiental à orla paraibana e sensibilizando banhistas pelo litoral do estado. No último fim de semana, as equipes da iniciativa, coordenada pela Sudema, reuniram parceiros institucionais e participantes voluntários para realizar intervenções em duas das praias mais movimentadas de João Pessoa durante o verão.

No último sábado (10), as atividades concentraram-se na Praia de Jacarapé, no trecho entre o Rio Mangabeira e o mar. A programação incluiu um mutirão de limpeza na faixa de areia local e abordagens educativas a frequentadores e estabelecimentos comerciais, além da distribuição de sacolas biodegradáveis e lixeiras para carro.

Já no domingo (11), foi a vez de a Praia do Bessa, no bairro Jardim Oceania, receber o projeto. A área é reconhecida por sua relevância turística e ambiental, inclusive por abrigar trechos de desova de tartarugas marinhas. Entre as entidades presentes, integraram a ação a ONG Guajiru e a Inpact, que contribuíram com o trabalho de conscientização da população, fornecendo orientações sobre a conservação e a proteção da fauna costeira. Também houve mutirão de limpeza, adesivagem de estabelecimentos e distribuição de lixeiras.

Na avaliação da coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Lívia Cavalcante, o Praia Limpa mantém a educação como eixo central das intervenções. “As atividades educativas caminham junto com a ação prática, fortalecendo a sensibilização ambiental, a mudança de comportamento e o engajamento da população”, salientou.

As atividades do fim de semana foram promovidas com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, do Batalhão Especializado no Policiamento do Meio Ambiente (BPAmb), do grupo Soldados de Cristo e de representantes de comunidades pesqueiras.

A agenda do projeto segue até o dia 1º de fevereiro, passando por nove cidades da costa da Paraíba. Para saber mais sobre as próximas paradas da iniciativa, basta visitar as redes sociais da Sudema, como o Instagram @sudemagovpb.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de janeiro de 2026.