Notícias

Instalação de vigas

Trânsito na BR-230 será interditado

publicado: 27/08/2025 09h58, última modificação: 27/08/2025 09h58
Estruturas de viaduto serão transportadas por etapas, em operação que deve se estender até o fim de semana
1 | 2
As vigas, estocadas à frente da Mata da Amem, serão conduzidas até a construção do viaduto, no km 12,94 da BR-230; a previsão é que cada locomoção interrompa o trânsito por cinco minutos | Fotos: Carlos Rodrigo
2 | 2
2025.08.26 obra viaduto cabedelo © Carlos Rodrigo.JPG
2025.08.26 obra viaduto cabedelo © Carlos Rodrigo (3).JPG

por Emerson da Cunha*

Começarão a ser transportadas, na manhã de hoje, as 30 vigas — cada uma com 20 m de comprimento e 45 toneladas —, em direção às obras de construção do viaduto, localizado no km 12,94 da BR-230. A obra, em execução nas proximidades do supermercado Mix Matheus, na cidade de Cabedelo, está sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O transporte das vigas será feito do local onde estão atualmente instaladas, no km 11, nas imediações da Mata da Amem, até a área de construção do viaduto, principalmente para viabilizar a manobra das carretas.

Com a operação de grande escala, haverá interrupções de trânsito da BR-230, no entorno do km 11, com bloqueio parcial de uma faixa da pista no sentido João Pessoa-Cabedelo, durante o transporte das vigas.

A primeira viga será transportada por guindastes a partir das 9h. No decorrer do dia de hoje, devem ser transportadas de seis a oito estruturas, levadas ao local em intervalos, até as 16h. Cada trajeto exigirá aproximadamente cinco minutos de interrupção do trânsito na região. A operação deve se estender até o fim de semana.

Trabalhos

O trânsito, ao longo do trecho, começou a ter interdições parciais ainda ontem, sem maiores intercorrências e demoras no trajeto.

Nas obras do viaduto, foram instaladas as fundações. “Essas vigas estão estocadas de frente à Mata da Amem. No viaduto, elas ficam longitudinais à via, ‘no comprido’, como o pessoal costuma falar. Depois, posicionaremos todas as 30 vigas, liberadas para fazer a laje. Após a construção da laje, passaremos o asfalto em cima dela para liberar o tráfego”, explica o responsável técnico pelo projeto, Jonatas Jamaik. Ele indica que as obras estão em torno de 60% completas e a previsão de entrega é até dezembro deste ano.

Complexo viário

O projeto faz parte de um processo de readequação de capacidade e segurança da BR-230, que acontece do km 2 ao km 13,38. Além do viaduto, no km 12,94, há ainda a construção de um segundo viaduto no km 11,86, a triplicação das faixas de trânsito e a implantação de sete passarelas de pedestres.

A obra ainda contará com ciclofaixa — sendo a primeira rodovia federal a ter esse equipamento — e calçadas em suas vias laterais, além da estrutura de sinalização horizontal e vertical.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de agosto de 2025.